Liderança Coach
Este curso tem como objetivo desenvolver nas participantes habilidades de liderança por meio da utilização de ferramentas de coaching. É destinado a vendedores e pessoas que atuam ou desejam atuar em atividades de comercialização em empresas dos diversos segmentos.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/conhecimento específico: gestão básica e áreas afins.
CPF
RG.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e atitudes/valores que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se que sejam realizadas atividades como simulações, estudos de caso, situações-problema, com o objetivo de promover a reflexão e análise das problemáticas abordadas para o desenvolvimento dos elementos e das Marcas Formativas Senac. Por meio das simulações, estudos de caso e situações-problema, o docente poderá trazer para o ambiente de aprendizagem situações reais que contextualizem os aspectos relacionados aos tipos de liderança, diferença entre chefia e liderança, liderança coach, bem como os conceitos e princípios fundamentais do Coaching. Sugere-se também que sejam utilizadas, de forma prática e contextualizada, ferramentas de Coaching e os tipos feedback como ferramenta de desenvolvimento de equipes. Deve-se orientar que os alunos tragam para a discussão em sala de aula suas experiências, dúvidas e observações para compartilhamento com o grupo. Recomenda-se que o docente utilize recursos e ferramentas tecnológicas, com o objetivo de dinamizar e apoiar a realização das atividades. Indica-se que, durante os encontros, os alunos sejam direcionados a elaborar, até a conclusão do curso, um plano de desenvolvimento pessoal, contemplando as ações que devem ser realizadas no futuro para que ele se torne um líder coach, sendo capaz de desenvolver pessoas e equipes de alta performance. Produto: Plano de coach para um de seus colegas de curso.
A partir do indicador que evidencia o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.