Boas práticas para serviços de alimentação

O objetivo do curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação é capacitar os profissionais que trabalham na indústria de alimentos e serviços de alimentação a compreender, implementar e manter padrões elevados de higiene e segurança alimentar. Alguns objetivos específicos incluem: Garantir a segurança dos alimentos:Capacitar os participantes a identificar e mitigar os riscos de contaminação alimentar, prevenindo doenças transmitidas por alimentos e promovendo a saúde pública. Promover a conformidade regulatória: Familiarizar os profissionais com as regulamentações locais, nacionais e internacionais relacionadas à manipulação de alimentos, garantindo que seus estabelecimentos estejam em conformidade com os padrões legais e sanitários. Melhorar a qualidade do serviço: Ensinar técnicas e procedimentos adequados para o manuseio, preparo, armazenamento e serviço de alimentos, visando aprimorar a qualidade do serviço oferecido aos clientes. Reduzir o desperdício de alimentos: Capacitar os participantes a adotar práticas eficientes de armazenamento e manipulação de alimentos, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência operacional. Proteger a reputação da empresa: Promover uma cultura de segurança alimentar dentro dos estabelecimentos, contribuindo para proteger a reputação da empresa e fortalecer a confiança dos clientes na marca. 6. Valorizar e capacitar os profissionais: Oferecer aos profissionais da indústria de alimentos a oportunidade de adquirir conhecimentos especializados, habilidades práticas e certificações reconhecidas, valorizando assim sua posição no mercado de trabalho e aumentando suas oportunidades de carreira. Experiencias profissionais para realizar o curso: As experiências profissionais relevantes para participar de um curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação podem incluir: Trabalho em estabelecimentos de alimentos e bebidas Experiencia prática em manipulação de alimentos Experiência em conformidade regulatória.
Pré-requisitos
CPF
RG.
CPF
RG.
CPF
RG.
CPF
RG.
Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/Conhecimento específico: recomenda-se conhecimento mínimo em bases de cozinha.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.