Produção de Pães Doces e Salgados

O objetivo do curso de Produção de Pães Doces e Salgados é capacitar os participantes com as habilidades e conhecimentos necessários para produzir uma variedade de pães, tanto doces quanto salgados, com qualidade, sabor e segurança alimentar. Alguns objetivos específicos desse curso podem incluir: 1. Aprender técnicas de preparo de massa: Capacitar os participantes com técnicas essenciais de preparo de massa para pães, incluindo amassar, fermentar, moldar e assar, garantindo uma textura macia e um resultado final saboroso. 2. Conhecer ingredientes e sua função: Fornecer conhecimento sobre os diferentes tipos de ingredientes utilizados na produção de pães, como farinhas, fermentos, líquidos, gorduras, açúcares e outros, e como esses ingredientes afetam a textura, sabor e qualidade dos pães. 3. Explorar variedades de pães: Introduzir os participantes a uma variedade de pães doces e salgados, como pão de forma, pão francês, pão de queijo, pão de batata, pão de canela, entre outros, permitindo que aprendam a preparar diferentes tipos de pães e explorem sua criatividade na elaboração de novas receitas. 4. Entender princípios de fermentação: Ensinar sobre os princípios da fermentação da massa de pão, incluindo diferentes métodos de preparo, tempos de fermentação e como isso afeta a textura e o sabor final dos pães. 5. Conhecer técnicas de decoração: Orientar os participantes sobre técnicas de decoração de pães, incluindo uso de coberturas, recheios, formatos e cortes decorativos, visando agregar valor estético aos produtos finais. 6. Preparação para empreendedorismo: Para aqueles interessados em iniciar um negócio relacionado à produção de pães, o curso pode incluir informações sobre gestão de negócios, custos de produção, estratégias de marketing e aspectos legais relacionados à venda de produtos alimentícios. Experiencias anteriores para realizar o curso Trabalho em padarias ou confeitarias: Experiência prévia trabalhando em padarias ou confeitarias fornecerá aos participantes um entendimento prático das operações e técnicas utilizadas na produção de pães e produtos de panificação, além de familiaridade com equipamentos e utensílios. Experiência em cozinhas comerciais: Ter trabalhado em cozinhas comerciais, restaurantes ou hotéis pode proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre preparação de alimentos, manipulação de ingredientes e práticas de higiene alimentar, que são fundamentais na produção de pães. Experiência em panificação caseira: Mesmo experiências de panificação em casa podem ser valiosas, pois os participantes já terão alguma familiaridade com ingredientes básicos, técnicas de amassar, fermentar e assar, o que pode facilitar a compreensão dos conceitos ensinados no curso.
Pré-requisitos
CPF
RG.
CPF
Ensino Fundamental Incompleto
Experiência na área de confeitaria ou cozinha basica
Idade mínima de 16 anos
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos).
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.