Design Thinking

Não há.
Este curso tem como objetivo preparar profissionais para a promoção de soluções por meio da aplicação da metodologia do design thinking. É destinado a estudantes e profissionais de tecnologia da informação (TI), comunicação, administração, moda, economia criativa, desenvolvimento de produtos, arquitetura e marketing, bem como aos demais profissionais interessados.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima: 14 anos
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo integralmente com o desenvolvimento de competências profissionais, garante a abordagem de determinados conhecimentos, habilidades e/ou atitudes que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza do trabalho. Isso contribui para a constituição ou o fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho de sua formação e de seu desenvolvimento profissional. O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se que os conceitos sejam apresentados vinculados aos conhecimentos a serem desenvolvidos, por meio de experimentação do usuário em aplicações práticas das ferramentas expostas durante o curso, preferencialmente em sua última versão, conforme descrito no item habilidades. Por meio das ideias geradas pelas equipes durante o curso, os alunos criarão seus modelos de negócios inovadores e seus protótipos. Um dos modelos ágeis que podem ser aplicados para a prática do curso é o Canvas para modelo de negócios e proposta de valor.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido ¯ A Parcialmente atendido ¯ PA Não atendido ¯ NA Ao final da Unidade Curricular Atendido ¯ A Não atendido ¯ NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oferecidas durante todo o processo de aprendizagem, conforme a necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.