Elementary English 1B
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em docência da língua inglesa e formação em Letras – Língua Inglesa. Experiência profissional em ensino de língua inglesa como segunda língua.
Este curso tem como objetivo possibilitar que o aluno se comunique em nível elementar na língua inglesa fazendo uso de estruturas e vocabulário adequado, sempre desenvolvendo as quatro grandes habilidades do idioma: fala, compreensão auditiva, leitura e escrita.
É destinado a alunos que desejam continuar os estudos da língua inglesa, ou novos alunos a partir de 16 anos de idade que desejam continuar o aperfeiçoamento do idioma de forma comunicativa e dinâmica. Sugerimos que para cursar English Elementary 1B o aluno tenha conhecimento prévio comprovado, ou seja avaliado através de teste de nivelamento.
Pré-requisitos
Ensino Médio Incompleto
CPF
RG.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de conhecimentos inerentes ao nível em questão, que contribuem diretamente para o desenvolvimento das quatro grandes habilidades da língua inglesa: a fala, a compreensão oral, leitura e escrita. O curso adota uma abordagem comunicativa (communicative approach). Nesta abordagem, o professor cria em sala de aula situações cotidianas nas quais o aluno deve usar a língua-alvo para resolver determinadas tarefas, sendo que uso do inglês é incentivado desde o início do curso. As aulas são interativas e o uso de dinâmicas de aprendizado é constante. O desenvolvimento das aulas se dá partir do uso de metodologia PPP (Presentation, Practice, Production) que consiste em dividir a aula em três principais partes: a apresentação, que consiste em apresentar o tópico alvo para os alunos; prática, que consiste em práticas controladas do tópico com o auxílio do instrutor; e finalmente a produção, que consiste na produção independente do aluno com uso do tópico apresentado e praticado anteriormente. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do idioma, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos, que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São algumas delas: visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: • Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. • Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.