Mandarim Básico 1
Desenvolver as competências linguísticas básicas dos alunos na língua chinesa, capacitando-os a reconhecer, ler, escrever e pronunciar corretamente os sons, tons e caracteres simples do mandarim. Visa fomentar a habilidade comunicativa em situações cotidianas, como apresentações pessoais, interações sociais, e compreensão de textos básicos. Além disso, busca contextualizar o uso da língua na cultura chinesa, introduzindo elementos culturais relevantes que influenciam a linguagem e o comportamento, promovendo uma abordagem mais profunda e culturalmente sensível. Outro objetivo é incentivar a autonomia no estudo do idioma, estimulando o uso de estratégias de aprendizado autônomo e o interesse contínuo pelo mandarim.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Completo
Idade maior ou igual a 15 anos
CPF
RG.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de conhecimentos inerentes ao nível em questão, que contribuem diretamente para o desenvolvimento das habilidades da linguagem comunicacional: a fala e a compreensão oral. O curso adota uma abordagem comunicativa (Communicative Approach). Nesta abordagem, o professor cria em sala de aula situações cotidianas nas quais o aluno deve usar a língua-alvo para resolver determinadas tarefas, sendo que uso do idioma Mandarim é incentivado desde o início do curso. As aulas são interativas estabelecendo metas de aprendizado específicas para o curso, como a capacidade de compreender e reproduzir frases básicas em Mandarim. Os alunos devem praticar a compreensão auditiva regularmente. Incentivar os alunos a repetir palavras e frases em voz alta oferecendo feedback construtivo. Aulas práticas e interativas, onde os alunos possam participar ativamente, fazendo perguntas e respondendo em Mandarim. Oferecer suporte individualizado para alunos que enfrentem desafios específicos na compreensão auditiva e pronúncia. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São algumas delas: visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: · Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. · Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.