Assistência de Enfermagem em Unidade de Hemodiálise
Esse curso tem o objetivo de aperfeiçoar profissionais Técnicos de Nível Médio e de nível superior em Enfermagem para o exercício das atividades técnicas inerentes ao cuidado e assistência de Enfermagem ao paciente portador de doença renal crônica e com indicação para terapia renal substitutiva, prestadas em unidades de terapia renal e/ou ambientes hospitalares, sob orientação do médico responsável e sob supervisão direta de Enfermeiros Especializados em Nefrologia. Proporcionar aos pacientes renais uma assistência humanizada, segura e eficaz durante seu tratamento hemodialítico. Além de preparar o profissional a dar suporte inicial em casos de intercorrência durante a sessão como por exemplo parada cardiorespiratória, possibilitando o profissional a intervir utilizando técnicas básicas de Ressuscitação Cardiopulmonar.
Pré-requisitos
CPF e RG
Idade maior ou igual a 18 anos.
Requisito/Conhecimento específico: Ter concluído o curso Técnico ou Superior em Enfermagem.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável, colaborativa, atuando com foco em resultados, e ainda, autonomia digital necessária no mercado atual. Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de aulas teóricas, demonstrativas, expositivas, dialogadas e práticas dinâmicas em laboratório específico para o curso, observando-se os princípios de relacionamento, ordenação e sequência do cumprimento do objetivo, com vistas à promoção de situações de aprendizagem diversificadas, similares às encontradas no contexto real do trabalho. A adoção dessas alternativas pedagógicas tem o propósito de levar o aluno à flexibilidade de comportamento, postura, ética profissional e ao autodesenvolvimento. Em relação a parte prática do curso, informamos que será realizado no laboratório específico para o curso (saúde), onde envolverá situações ativas de aprendizagem que possibilitam aos alunos aperfeiçoar os conhecimentos sobre a aplicação de técnicas necessárias para o exercício das atividades inerentes ao cuidado e à assistência de enfermagem ao paciente/cliente portador de doença renal crônica em unidade de hemodiálise, agindo dentro dos princípios éticos, bioéticos e fundamentos da legislação profissional. Como estratégias serão propostas vivências que permitirão aos alunos a aplicação de conceitos e saberes apreendidos durante o curso. A abordagem prática se dará com trabalhos individuais e/ou em grupos, vivenciando situações reais de trabalho. Entretanto, é essencial que o instrutor, através da observação durante a realização das atividades, acompanhe o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, intervindo, sempre que necessário, para o esclarecimento das dúvidas e auxílio às dificuldades que possam ser percebidas ao longo do curso. A devolutiva aos alunos deverá ser pautada no indicador de objetivo proposto, sendo de fundamental importância no desenvolvimento da aprendizagem, e se torna uma das principais ações do instrutor durante a condução do curso. No caso de curso On-line: Indicação Metodológica: Os elementos apresentados devem ser desenvolvidos por meio de situações diversificadas, em mídia On-line, fazendo uso de diferentes recursos tecnológicos disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem. A aula será transmitida aos alunos de forma online, onde será utilizada como ferramenta os recursos disponíveis da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, disponível no Microsoft Teams. No Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, ficarão disponíveis textos, vídeos, apresentações em slides, chats On-line, fóruns para dúvidas e debates e atividades. O instrutor demonstrará as técnicas via web ou vídeos aulas, o aluno deverá reproduzir as técnicas no ambiente AVA, através de vídeos, fotos ou tutoriais (em casos recomendados pelo instrutor).
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: - avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; - ser diagnóstica e formativa; - permear e orientar todo o processo educativo; - permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. Formas de expressão dos resultados da avaliação: Indicador: Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. Menção por Unidade Curricular: Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular (es). Aprovado – AP Reprovado – RP Recuperação Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.