Aplicações Web com Python
Não há.
Python é uma linguagem de programação com o nível de abstração mais próximo da linguagem humana, facilitando a compreensão de seu código, bem como seu aprendizado. Além disso, é orientada a objeto de tipagem dinâmica, fortemente interativa. Essa linguagem foi criada sob o ideal da “programação de computadores para todos”. Em razão disso, a linguagem foi desenvolvida visando à liberdade (opensource), à multiplataforma (roda em Windows, Linux, Mac, celulares e em uma infinidade de sistemas) e à clareza de sintaxe. Essas e outras vantagens fizeram com que grandes empresas, como Philips, Nasa, Nokia, Google e Yahoo, entre outras, começassem a usar a linguagem Python com sucesso e também a colocaram como a sétima mais utilizada, segundo o ranking publicado pela Stack Overflow,[1] estimulando outras empresas, inclusive de menor porte, a utilizá-la para o desenvolvimentos de seus softwares. Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: desenvolver aplicações web com Python. É destinado a profissionais e estudantes da área de tecnologia da informação (TI). [1] STACK OVERFLOW. Developer Survey Results 2018. [s. d.]. Disponível em: https://insights.stackoverflow.com/survey/2018/. Acesso em: 16 set. 2019.
Pré-requisitos
Comprovante de Escolaridade (Ensino Fundamental Cursando)
Idade maior a 14 anos.
Requisito/conhecimento específico: editores de texto, planilhas eletrônicas e lógica de programação
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se que o docente disponibilize um espaço de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências, no qual o aluno participe ativamente do processo por meio de projetos que integrem tecnologias de front-end e back-end, sendo o back-end na linguagem proposta do curso. O trabalho deve acontecer prioritariamente em laboratório de informática.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos: Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência: A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido – A Parcialmente atendido – PA Não atendido – NA Ao final da Unidade Curricular Atendido – A Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (competências). Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado – AP Reprovado – RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.