Preparo de salgados

Não se aplica.
O objetivo do curso de preparo de salgados é capacitar os participantes com habilidades e conhecimentos necessários para produzir uma variedade de salgados com qualidade e segurança alimentar. Objetivos específicos desse curso podem incluir: 1. Aprender técnicas de preparo: Capacitar os participantes com técnicas essenciais de preparo de salgados, incluindo massa básica, recheios variados e métodos de modelagem e finalização. 2. Conhecer ingredientes e sua função: Fornecer conhecimento sobre os diferentes tipos de ingredientes utilizados na produção de salgados, como farinhas, gorduras, carnes, vegetais, queijos e temperos, e como esses ingredientes afetam o sabor, textura e qualidade dos salgados. 3. Explorar variedades de salgados: Introduzir os participantes a uma variedade de salgados, como coxinhas, empadas, pastéis, quiches, esfihas, entre outros, permitindo que aprendam a preparar diferentes tipos de salgados e explorem sua criatividade na elaboração de novas receitas. 4. Entender princípios de segurança alimentar: Ensinar princípios básicos de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos, garantindo que os participantes estejam cientes dos cuidados necessários para evitar contaminação e garantir a segurança alimentar dos salgados produzidos. 5. Aprimorar técnicas de apresentação: Orientar os participantes sobre técnicas de apresentação visualmente atrativa dos salgados, incluindo decoração, uso de cores e texturas, e disposição nos recipientes de serviço, visando agregar valor estético aos produtos finais. 6. Desenvolver habilidades práticas: Proporcionar oportunidades para os participantes praticarem as técnicas aprendidas durante o curso, permitindo que adquiram confiança e habilidade na produção de salgados de alta qualidade. 7. Preparação para empreendedorismo: Para aqueles interessados em iniciar um negócio relacionado à produção de salgados, o curso pode incluir informações sobre gestão de negócios, custos de produção, estratégias de marketing e aspectos legais relacionados à venda de produtos alimentícios. Experiencias anteriores para relizar o curso:
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Idade maior ou igual a 16 anos.
Requisito/Conhecimento específico: recomenda-se conhecimento mínimo em bases de cozinha.
CPF e RG
Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Idade maior ou igual a 16 anos.
Requisito/Conhecimento específico: recomenda-se conhecimento mínimo em bases de cozinha.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo (a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). Indica-se a necessidade da ênfase ao trabalho com manipulação de equipamentos que auxiliem na modelagem, particularmente fundamental para quem trabalha no preparo de salgados, fortalecendo o processo de produção desta gastronomia.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado - AP Reprovado - RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.