Condutor Ambiental Local
O Condutor Ambiental Local é o profissional responsável por conduzir grupos de turistas dentro de unidades de conservação, parques e outros atrativos, zelando pela segurança do grupo durante seu deslocamento, bem como garantir o cuidado com o ambiente natural visitado. Além de prestar informações específicas sobre o atrativo, orientar e sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente
Capacitar pessoas para conduzir em segurança, grupos de visitantes, aos locais permitidos, desenvolvendo atividades interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado, além de poder contribuir para o monitoramento dos impactos socioambientais nos sítios de visitação”.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima: 18 anos
CPF
RG.
No Brasil, a oferta de destinos é grande. O país conta com mais de 7,4 mil quilômetros de litoral e grande número de destinos ecológicos, que colocam o país como o 1° do mundo em recursos naturais com muitas possibilidades de trabalho, o que é também um grande desafio. O Projeto Integrador deve ser ofertado simultaneamente à oferta das demais Unidades Curriculares, não se configurando, portanto, um projeto final. Por fim, considerando que o Projeto Integrador deve ser um espaço privilegiado para impressão das Marcas Formativas Senac, recomenda-se que, durante sua execução, os docentes propiciem desafios que exijam dos alunos a demonstração de domínio técnico-científico relacionado ao exercício profissional. Essa é a marca mais diretamente ligada às atividades práticas. Além disso, devem estimular a autonomia, a criatividade, o empreendedorismo e a proatividade nos alunos, ajudando-os nas atividades de pesquisa e sistematização. Para estimular a atitude colaborativa, devem priorizar o trabalho em equipe e a comunicação construtiva e assertiva. Devem ainda fomentar a atitude cidadã e responsável, por meio da reflexão sobre o contexto de trabalho e a importância do profissional para a área de hospitalidade e turismo, e as situações de aprendizagem propostas para as UC 1 e UC 2 subsidiarão o desenvolvimento do Projeto Integrador.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; ser diagnóstica e formativa; permear e orientar todo o processo educativo; verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback em que docente e aluno possam, juntos, realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. Formas de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido – A Parcialmente atendido – PA Não atendido – NA Ao fim da Unidade Curricular Atendido – A Não atendido – N Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na UC. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado – AP Reprovado – RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.