Vendedor
O vendedor é o profissional que promove e vende mercadorias, produtos e serviços no varejo, atacado e atacarejo de todos os setores da economia, presencialmente ou a distância (e-commerce). Esse profissional identifica as necessidades e desejos do cliente e realiza as etapas de pré-venda, venda e pós-venda. Exerce suas atividades como vendedor interno ou externo em lojas e demais estabelecimentos de comercialização de produtos e serviços de terceiros ou próprios. Atua em horário flexível e também aos finais de semana, podendo desenvolver suas atividades por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo. Possui capacidade de relacionar-se em equipe e interagir com colaboradores de outros setores. O profissional vendedor qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir” e pertence ao segmento de Comércio. A seguir estão as competências que compõem o perfil do Vendedor: • Organizar ações e planos de venda; • Realizar a venda; • Realizar ações de pós-venda.
Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos: ? Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo. ? Estimular, por meio de situações de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos. ? Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas. ? Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem. ? Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Pré-requisitos
CPF
RG.
CPF
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CPF
RG.
CPF
RG.
CPF
CPF
Ensino Fundamental Completo
Idade maior ou igual a 16 anos.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e o contexto da ocupação. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido. O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 01: Organizar ações e planos de venda Recomenda-se o uso de estratégias metodológicas diversificadas para que o aluno possa vivenciar a organização das ações e a elaboração de planos de venda. A simulação e as atividades de prática em laboratório são fundamentais para que o aluno possa exercitar e aprimorar as habilidades relacionadas ao planejamento das vendas e à elaboração de documentos. Para que o aluno tenha contato com a realidade da ocupação e identifique as melhores ações em vendas, é importante propor a realização de entrevistas com profissionais da área e o compartilhamento das melhores práticas com os demais alunos. As seguintes atividades também podem ser realizadas nessa UC: atividades em equipes sobre Pesquisa de Mercado acerca das novas tendências de estratégias de vendas e sobre o perfil atual dos consumidores; ação de marketing promovida pelos alunos e ida a campo para práticas e vivências reais. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 02: Realizar a venda – Na Unidade Curricular 02 “Realizar a venda”, recomenda-se ao docente elaborar situações de aprendizagem que contemplem atividades baseadas em estudos de caso, trabalhos em equipe e simulações na área de vendas, como, por exemplo, atendimento ao cliente utilizando técnicas de vendas, apresentação das mercadorias com abordagem assertiva, entre outras de igual relevância no fazer profissional. Convém destacar que a habilidade de se comunicar é um elemento da competência essencial nas vendas, pois é por meio da comunicação clara e objetiva que o vendedor irá iniciar e desenvolver todas as ações de vendas. Nesta direção, dramatizações e simulações que instiguem aos alunos a se expressarem em atendimentos de vendas, identificando as reais necessidades dos clientes, são práticas pedagógicas indicadas para serem realizadas nesta UC 02. Ainda é importante prever a realização de visitas técnicas a estabelecimentos comerciais, com objetivo de proporcionar ao educando contato direto com a profissão ao observar a rotina de trabalho dos vendedores. Posteriormente, esses dados podem ser utilizados para elaboração de relatórios e discussões em sala de aula. Além dessas ações, o docente deve também prever estratégias de auto avaliação da aprendizagem dos alunos (pode ser por intermédio de preenchimento de questionários, ou auto narrativa) durante e ao final do processo de aprendizagem, visando o pleno desenvolvimento da competência “Realizar a venda”. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 03: Realizar ações de Pós-Venda - Na unidade curricular “Realizar ações de pós-venda” o docente poderá propor estudos de situações-problema abordando questões de reposição de mercadorias, controle de estoque e quebra de caixa. No que tange às participações nas trocas e devoluções de mercadorias, o docente pode dividir o grande grupo em pequenas equipes, de modo que cada equipe realize simulações mostrando situações positivas e negativas sobre essas trocas e devoluções. Seguida a essas simulações é pertinente promover um debate, instigando reflexões sobre as formas mais eficientes de realizar ações de pós-vendas. Outra estratégia Metodológica que pode ser aplicada para o desenvolvimento da UC 03 é a realização de entrevistas com vendedores atuantes no mercado de trabalho. Essa ação aproxima o discente de sua futura realidade e estimula o aluno a observar a atuação profissional do vendedor de forma mais crítica e propositiva. Com o auxílio do docente, os alunos podem elaborar, em equipes, um roteiro e se mobilizar para o planejamento de outros aspectos relevantes sobre a entrevista, tais como: a identificação de quem e quantos serão os entrevistados, quando e como as entrevistas ocorrerão. Convém ressaltar que o planejamento deve contemplar como serão registrados e analisados os resultados das entrevistas. Além destas propostas, o docente ainda pode organizar visitas técnicas que tenham como objetivo observar como são realizadas as pesquisas de satisfação dos clientes, bem como as estratégias adotadas na etapa de pós-venda.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: ? Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. ? Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. ? Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação ? Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). ? As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. ? De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo ? Atendido - A ? Parcialmente atendido - PA ? Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular ? Atendido - A ? Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: ? Desenvolvida - D ? Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. ? Aprovado - AP ? Reprovado - RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância