Estratégias de Negociação para Gestores

Este curso tem como objetivo desenvolver habilidades de negociação, por meio de estratégias que facilitem a condução dos processos e permitam alcançar os melhores resultados. É destinado a profissionais que atuam como gestor em organizações comerciais e empreendedores.
Pré-requisitos
CPF
RG.
Ensino Fundamental Completo
Idade maior ou igual a 16 anos.
Requisito/conhecimento específico: gestão básica e áreas afins.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (técnicas de negociação, perfil de negociadores, gestão de conflitos etc.), e/ou habilidades (comunicar-se de maneira assertiva, mediar conflitos e identificar aspectos do próprio trabalho que interferem na organização) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se que durante as aulas sejam trabalhadas simulações de diversos situações de negociação e situação de conflito, apoiados em casos reais ou fictícios e dinâmicas desenvolvidas com esta finalidade, vivenciando a importância do domínio da técnicas e etapas da negociação, além de destacar a importância do uso da comunicação assertiva e mediação de conflitos. Produto: Coletânea de estratégias de negociação, utilizadas em casos do segmento ao qual o aluno pertence.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.