Programação Web com Php
Não se aplica.
O uso de computadores e da informática democratizou-se desde o início dos anos 2000 de tal maneira que mesmo um pequeno negócio beneficia-se de sistemas de software para controle de sua rotina. Um fator de grande expressão nesse cenário foi o crescimento dos sistemas para a internet — um meio acessível e confiável de construir sistemas completos. Uma das linguagens que, desde então, mantém-se como uma das mais utilizadas é o PHP — estima-se que esteja em 80% dos servidores atuais[1] —, por unir simplicidade a uma extensa biblioteca de funções e contar com uma comunidade ampla de desenvolvedores pelo mundo. Esse contexto deixa claro que há oportunidades para o programador PHP no mercado de trabalho, seja atuando em uma empresa, seja atuando de maneira autônoma. Nesse contexto, o Senac propõe a oferta do Aperfeiçoamento em Programação web com PHP. [1] DALL’OGLIO, P. PHP: programando com orientação a objetos. 4. ed. São Paulo: Novatec, 2018. Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: desenvolver aplicação web com linguagem PHP. É destinado a estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação (TI).
Pré-requisitos
Ensino Médio Cursando
Idade maior ou igual a 15 anos.
Requisito/conhecimento específico: editores de texto, planilhas eletrônicas e lógica de programação.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se a utilização de projetos com situações que estimulem ações preliminares, seguidas de reflexão e exploração dos temas pertinentes, concluindo com novas ações, dessa vez orientadas pelos novos conhecimentos, como identificação de tabelas para armazenamento de dados, formulários de dados ou protótipos de telas, definição das rotinas de “CRUD” (acrônimo do inglês Create, Read, Update and Delete – criação, leitura, atualização e exclusão) de dados e listas ou relatórios. O trabalho deve acontecer prioritariamente em laboratório.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos: Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência: A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas a cada indicador são: Durante o processo Atendido – A Parcialmente atendido – PA Não atendido – NA Ao final da Unidade Curricular Atendido – A Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (competências). Além da menção D (desenvolvida), ele deve ter frequência mínima de 75%, conforme a legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado – AP Reprovado – RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.