Atendente de Farmácia

O Atendente de Farmácia realiza o suporte de atendimento ao cliente por meio da leitura de prescrições e solicitação dos clientes, separação, entrega e comercialização de medicamentos e de outros produtos para saúde (correlatos), produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), bem como na disposição e reposição de produtos, no auxílio do controle de estoque e na organização do estabelecimento. Este profissional atua em farmácias e drogarias, sob a supervisão e orientação do farmacêutico, exercendo suas atividades em conformidade com os princípios éticos, a legislação vigente e os procedimentos e normas do estabelecimento. Trabalha como empregado e colabora com outros profissionais. O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar” e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, o exercício profissional obedece a Classificação Brasileira da Ocupação – CBO no código n° 5211-30. A seguir estão as competências que compõem o perfil do Atendente de Farmácia: • Apoiar a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias. • Atender o cliente na comercialização de produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e outros produtos para saúde em farmácias e drogarias. • Auxiliar no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias.
Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos: • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo; • Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos; • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas; • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem; • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima de 17 anos.
CPF
RG.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido. O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer. Sugere-se que as Unidades do Senac que ofertam este curso possam simular as atividades e procedimentos realizados pelo Atendente de Farmácia num ambiente pedagógico com: prateleiras, gôndolas, armário de medicamentos controlados, caixas de medicamentos vazias, entre outros produtos, bem como amostras que não sejam medicamentos. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular UC 1: Sugere-se ao docente abordar os elementos constantes nesta Unidade Curricular planejando atividades de aprendizagem diversificadas, tais como: pesquisas em diferentes fontes e visitas técnicas em farmácias e drogarias para verificar os processos de trabalho do atendente, estabelecendo comparações entre as especificidades de cada estabelecimento (checklist, roteiro de entrevista, observação de manuais existentes). Recomenda-se ao docente que providencie diversas embalagens e caixas de medicamentos, exemplos de prescrições e notificações de receita com o intuito de simular e dramatizar o processo de atendimento ao cliente e de dispensação, tal como ocorre no mundo do trabalho para, desse modo, contemplar os elementos “medicamentos, dispensação, orientação ao cliente e embalagens e rótulos”, principalmente. O docente pode realizar entrevistas com colegas farmacêuticos ou outros profissionais e apresentar aos alunos como objeto de análise das atividades de sua rotina diária, desse modo abordando todo o processo que envolve a dispensação. Cabe ressaltar que, ao abordar o elemento de competência relativo ao conhecimento “Softwares”, indica-se que os alunos conheçam as principais ferramentas disponíveis no mercado e, no momento das visitas técnicas e pesquisas, possam verificar o funcionamento das mesmas. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular UC 2: Sugere-se simulações da rotina do atendente e/ou visitas técnicas, que podem ser realizadas como cliente oculto, para que o aluno visualize o cenário do local de trabalho desse profissional, e possa analisar o processo de atendimento aos clientes e comercialização de produtos. Além disso, recomenda-se a pesquisa em diferentes fontes, dramatizações, simulações e dinâmicas que contextualizem situações de comercialização e orientação. Por exemplo, o docente pode solicitar aos alunos que filmem uns aos outros para proceder uma análise do processo de atendimento ao cliente, da orientação sobre o uso do produto comercializado e do domínio das técnicas de vendas. Cabe lembrar a necessidade de providenciar os termos de uso de imagem assinados pelos alunos. Propõe-se o foco especialmente nos produtos cosméticos de grau de risco 2. Sugere-se manter em sala um kit de embalagens de cosméticos/produtos de higiene para identificação dos vários tipos de frascos, para servir de contextualização durante as aulas. Caso seja possível, considerando a carga horária desta unidade, pode ser realizado um Seminário a respeito do mercado nacional de cosméticos e outros produtos para saúde. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular UC 3: Recomenda-se adotar estratégias que simulem situações do dia a dia do profissional, relativo à loja, tais como: organização, processo de movimentação dos produtos, controle das quantidades necessárias para a solicitação, organização de prateleiras, aplicando as técnicas de armazenagem, bem como, visitas técnicas para verificar formas de controle de estoques e em drogarias e farmácias, a disposição de produtos e o estoque com o qual trabalham. Nestas visitas, recomenda-se que o docente possa verificar a possibilidade de fotografar os ambientes visando utilizar as imagens durante às aulas como forma de contextualizar a organização do estoque, a limpeza do local, a forma de exposição dos demais produtos, bem como as estratégias de divulgação. A respeito dos elementos que tratam da segurança do trabalho e descarte de resíduos, o docente pode solicitar pesquisas sobre os riscos profissionais, a legislação aplicável as atividades em farmácias e drogarias e formas de promover a saúde no trabalho, indicando aos alunos que as publiquem na forma de dicas nas redes sociais e em sites de compartilhamento de vídeos em formato digital. Recomenda-se a simulação do recebimento, conferência, armazenagem e saída de produtos do estoque; verificação de pedidos e notas fiscais; a organização e processo de movimentação de estoque de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular UC 4: Para a execução das propostas dos projetos integradores sugere-se ao docente contatar com antecedência farmácias e drogarias nas quais os alunos poderão realizar as visitas e coletas de dados. Também é possível que os alunos possam realizem este contato, preferencialmente, em estabelecimentos na comunidade local. Indica-se ainda que toda a coleta de dados necessita ser antecedida da elaboração de um roteiro, o qual garanta a identificação de todas as informações necessárias à execução do Projeto Integrador.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo: • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular: • Atendido - A • Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.