Excel Avançado
Aprimorar os conhecimentos do participante para o uso avançado da ferramenta na construção de planilhas com relatórios, tendo como base dados específicos visando agilizar todo o processo de trabalho.
Pré-requisitos
desejável conhecimentos básicos de Excel e PowerPoint
Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) incompleto.
Idade mínima: 14 anos
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia possibilitando a abordagem de temáticas para o aprimoramento pessoal ou profissional, sua fundamentação ou preparação para atividades profissionais. Deve-se usar estratégias pedagógicas que proporcione ao aluno uma participação ativa no desenvolvimento das competências requeridas. Deverão abranger situações diversificadas, através de problematização e simulação que gerem situações de aprendizagem desafiadoras, levando o aluno a um maior envolvimento, construindo com autonomia seu desenvolvimento profissional, aprendendo a aprender, aprendendo a fazer e aprendendo a ser. Todo treinamento deverá ser prático. Recomenda-se ao instrutor que no desenvolvimento da Unidade Curricular sejam realizadas atividades como estudos de caso, vídeos, simulações e situações-problema, promovendo debates e outras formas de reflexão e análise das problemáticas abordadas, que propiciem a vivência das ações profissionais. Recomenda-se, para este curso em especifico, que após nivelamento, sejam realizadas simulações de situações de trabalho com os alunos de forma que os conteúdos teóricos sejam transmitidos de maneira prática e eficaz buscando junto ao discente modelo de planilhas utilizadas no seu dia a dia demonstrando a aplicabilidade do conteúdo em sua vida profissional, através de bancos de exercícios, slides e material desenvolvido com a expertise do instrutor. Sugere-se que após o nivelamento de inicial, que lhes seja fornecido bancos de exercícios com recursos básicos já criados (bordas, conteúdo escrito e valores manuais preenchidos) focando na resolução de cálculos para otimizar o tempo de atividades em laboratório utilizando-se das variadas formas de resolução dos alunos e apresentando no data show assim como as várias formas de solução do mesmo problema nas mais variadas formas de pensar, de forma que muitas vivências sejam contempladas, desde os atendimentos mais básicos até às situações conflituosas e suas resoluções.
Os alunos são avaliados por participação (frequência mínima 75% e realização das atividades previstas), o resultado final também prevê as menções C (Concluiu) e NC (Não Concluiu). Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância como a modalidade remota. Na modalidade remota, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas, conforme previsto na coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico Senac. Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem. De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; • Ser diagnóstica e formativa; • Permear e orientar todo o processo educativo; • Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Indicador Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido – A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. Menção por Unidade Curricular Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular(es). Aprovado - AP Reprovado - RP Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem. Os alunos são avaliados por participação (frequência mínima 75% e realização das atividades previstas), o resultado final também prevê as menções C (Concluiu) e NC (Não Concluiu). Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância como a modalidade remota. Na modalidade remota, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas, conforme previsto na coleção de documentos técnicos do Modelo Pedagógico Senac. Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.