Preparo de Massas Frescas e Recheadas
Não há.
O curso de Preparo de Massas Frescas e Recheadas visa desenvolver nos participantes as habilidades e conhecimentos necessários para a confecção de massas frescas e recheadas saborosas e visualmente atraentes, tanto para consumo próprio quanto para fins comerciais. Dominar as técnicas básicas de preparo de massas frescas: Aprender os diferentes tipos de massas frescas, suas características e os métodos de preparo adequados para cada tipo, como pappardelle, tagliatelle, ravioli, tortellini, entre outras. Isso inclui técnicas como seleção dos ingredientes, proporções corretas, sovar a massa, descansar a massa e abrir a massa na espessura ideal. Criar recheios saborosos e variados: Desenvolver a criatividade para elaborar recheios com diferentes ingredientes, como carnes, queijos, legumes, verduras, especiarias e ervas frescas, explorando diversas combinações de sabores e texturas. O curso aborda desde recheios tradicionais até opções mais criativas e inovadoras. Confeccionar molhos e acompanhamentos: Aprender a preparar molhos e acompanhamentos que harmonizem perfeitamente com as massas frescas e recheadas, elevando o sabor e a experiência gastronômica. Isso inclui molhos clássicos como sugo de tomate, molho pesto e molho branco, além de opções mais criativas e contemporâneas. Apresentar os pratos de forma artística: Desenvolver técnicas de apresentação para valorizar a beleza e o sabor das massas frescas e recheadas, utilizando elementos decorativos e arranjos criativos. O curso aborda desde técnicas básicas até apresentações mais elaboradas, que impressionam os olhos e aguçam o apetite. Experiencias anteriores:Objetivo do Curso de Preparo de Massas Frescas e Recheadas
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Idade mínima de 16 anos
Requisito/Conhecimento específico: recomenda-se conhecimento mínimo em bases de cozinha.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos de técnicas de preparo e finalização de massas frescas e recheadas, e habilidades para sua aplicação que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). Indica-se, ainda, o preparo de massas frescas e recheadas, fazendo uso inclusive de ingredientes para dietas restritivas, conforme tendências de mercado, aplicando as técnicas especificas de Preparo de Massas Frescas e Recheadas.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75 % da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75 % da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.