Procedimentos Técnicos em Sala de Vacina - tecnologias e inovações
O profissional ao término do curso estará apto a executar tarefas referentes à conservação e aplicação de vacinas, desenvolvendo competências técnicas para atuação nas salas de vacinas, esclarecendo ainda os critérios e técnicas para a administração de vacinas e soros utilizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Este profissional trabalha em clínicas de vacinação, unidades básicas de saúde e hospitais/maternidades que tenham sala de vacina, podendo interagir com outros profissionais da saúde.
Aperfeiçoar profissionais em Procedimentos Técnicos em Sala de Vacina, com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Pré-requisitos
CPF e RG
Enfermagem: Estar cursando técnico ou superior em Enfermagem. Ou, ser técnico/auxiliar de enfermagem ou enfermeiro (a).
Ensino Médio Completo
Idade mínima: 18 anos
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia possibilitando a abordagem de temáticas para o aprimoramento pessoal ou profissional, sua fundamentação ou preparação para atividades profissionais. Deve-se usar estratégias pedagógicas que proporcione ao aluno uma participação ativa no desenvolvimento das competências requeridas. Deverão abranger situações diversificadas, através de problematização e simulação que gerem situações de aprendizagem desafiadoras, levando o aluno a um maior envolvimento, construindo com autonomia seu desenvolvimento profissional, aprendendo a aprender, aprendendo a fazer e aprendendo a ser. Todo treinamento deverá ser prático. Recomenda-se ao instrutor que no desenvolvimento da Unidade Curricular sejam realizadas atividades como estudos de caso, vídeos, simulações e situações-problema, promovendo debates e outras formas de reflexão e análise das problemáticas abordadas, que propiciem a vivência das ações profissionais, como por exemplo: Situação de conflito, administrar o tempo, e a atividade de trabalho, entre outras de igual importância no fazer profissional. A metodologia deverá ser baseada na problematização de situações ocorrentes no momento do atendimento aos públicos: gestantes, mulher, adulto, trabalhador, criança, adolescente e idoso em sala de vacina nas Unidades de Saúde. Simulações de situações-problema, onde serão discutidas através de exposições interativas, vídeos, textos e indicações bibliográficas (manuais ou artigos científicos) e oficina prática referente aos procedimentostécnico/operacionais. Recomenda-se para este curso em específico, que sejam realizadas simulações de situações de trabalho com os alunos, de forma que os conteúdos sejam transmitidos de maneira prática e eficaz. Utilizando ferramentas que visem dinamizar o processo ensino aprendizado, de forma que, muitas vivências sejam contempladas, em situações práticas.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; • Ser diagnóstica e formativa; • Permear e orientar todo o processo educativo; • Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. 8.1 Forma de expressão dos resultados da avaliação: 8.1.1 Indicador Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido – A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. 8.1.2 Menção por Unidade Curricular Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND 8.1.3 Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular(es). Aprovado - AP Reprovado - RP. 8.2 Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situaçõesproblema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.