Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos

O Aprendiz em Serviços Administrativos é qualificado para executar atividades de recepção, atividades administrativas e de pessoal nas organizações do comércio de bens, serviços e turismo, e demais setores da economia. Este profissional recepciona clientes, executa rotinas trabalhistas e demais atividades administrativas nas diversas áreas das organizações. Na realização de suas atividades, interage com as equipes dos diversos setores da organização. O profissional qualificado no Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação do Senac, além de ter como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico, específica do programa. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. O curso Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023, destina-se a jovens maiores de quatorze anos e menores de vinte e quatro anos. No caso de pessoas com deficiência, o limite de idade não se aplica. O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Recepcionista, Assistente Administrativo, Assistente de Pessoal, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem - CONAP. Este curso está situado no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento “Gestão”. A seguir, as competências das ocupações que compõem o perfil do aprendiz em Serviços Administrativos: Recepcionista: Recepcionar e atender pessoas; Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção. Assistente Administrativo: Organizar e executar atividades de apoio aos processos organização; Elaborar, organizar e controlar documentos da organização. Assistente de Pessoal: Apoiar e executar ações referentes às rotinas de admissão e demissão de colaboradores; Acompanhar e controlar a entrega de benefícios legais e espontâneos concedidos pela organização; Auxiliar na elaboração da folha de pagamento.
Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
Pré-requisitos
Escolaridade mínima: cursando o Ensino Fundamental.
Idade máxima de 24 anos incompleto.
Idade mínima: 14 anos
Autodeclaração de baixa renda
Carteira de Trabalho
Comprovante de residência.
Contrato de trabalho.
CPF
RG.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo”. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto das ocupações. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos os temas geradores correspondentes a cada ocupação do curso que devem se basear em problemas da realidade destas ocupações, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações, relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Devem também contemplar conteúdos/temas indicados. Nesse sentido, as propostas devem contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes e ter como foco a vida e a carreira do jovem aprendiz, ultrapassando, portanto, a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Devem também contemplar conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI, XII do art. 18 da Portaria MTE nº 3.872/2023. Nesse sentido, as propostas devem contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes e ter como foco a vida e a carreira do jovem aprendiz, ultrapassando, portanto, a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade das ocupações, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido. O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer. Caso o Departamento Regional possibilite, excepcionalmente, a flexibilidade de ingresso de aprendizes no curso em andamento, atendendo ao que consta no Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego, este deve ocorrer, obrigatoriamente, na primeira Unidade Curricular de cada ocupação, ou seja, UC 1, UC 4 e UC 7. Orientações Gerais para todas as Unidades Curriculares: Recomenda-se ao docente a realização de atividades que envolvam dramatizações, resolução de situações-problema, pesquisas, debates e júri simulado. Essas estratégias possibilitam ao docente avaliar Marcas Formativas como o domínio técnico-científico e a visão crítica, uma vez que podem ser observadas quando os alunos apresentam a fundamentação da análise de um caso, a resolução de uma situação-problema ou a defesa de um ponto de vista, além de subsidiarem a avaliação do desenvolvimento das competências. Da mesma forma, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativa, sustentável, empreendedora, bem como o protagonismo juvenil, social e econômico. Entrevistas com profissionais da área, roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, podem ser realizadas nos ambientes das organizações, já que proporcionam momentos de análise e síntese quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula. Conforme legislação vigente, até 10% da carga horária teórica pode ser feita de maneira flexível por meio de atividades de qualificação complementar, as quais incluem atividades não presenciais, encontros temáticos, visitas culturais, dentre outros. Caberá a cada Departamento Regional especificar as atividades de qualificação complementar que serão realizadas regionalmente no âmbito deste curso. Orientações metodológicas específicas para a UC1: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional; 1.1 Elementos da competência para contextualização: Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização. 2. Noções e competências para economia verde e azul; 2.1 Elementos da competência para contextualização: Consumo consciente na utilização de recursos. 3. Noções e competências para economia verde e azul; 3.1 Elementos da competência para contextualização: Técnicas e tipos de atendimento e os elementos da comunicação. 4. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude; 4.1 Elementos da competência para contextualização: Respeito à diversidade Funções administrativas e organizacionais. Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres. 5. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude; 5.1 Elementos da competência para contextualização: Técnicas de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, níveis, áreas, consequência, resolução. Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização. 6. Abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU e de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora; 6.1 Elementos da competência para contextualização: Consumo consciente na utilização de recursos. Em relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor discussões relacionadas ao atendimento, abordando a diversidade tanto no que se refere ao público (pessoas com deficiência, clientes no contexto da diversidade cultural, religiosa, de gênero, faixa etária, dentre outros), como no que diz respeito ao mundo e ao mercado de trabalho, tendo em vista as diversas possibilidades de atuação do recepcionista. Para isso, sugere-se a realização de simulações de atendimento, levando em consideração a postura e a etiqueta social e profissional, a desenvoltura verbal, o consumo consciente, além da proposição de resolução de conflitos e atendimentos específicos, de acordo com as situações propostas. Orientações metodológicas específicas para a UC 2: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos; 1.1 Elementos da competência para contextualização: Equipamentos e materiais de trabalho, métodos e técnicas de arquivo e protocolo e leitura e interpretação de relatórios e documentos leitura e interpretação de relatórios e documentos 2. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos; 2.1 Elementos da competência para contextualização: Matemática básica 3. Inclusão digital, letramento digital, ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações e outros; 3.1 Elementos da competência para contextualização: Equipamentos e materiais de trabalho - tipos, características e funções: agendas (física, eletrônica, individual e compartilhada), editores de texto, sistemas telefônicos, planilhas eletrônicas, apresentação digital, internet e correio eletrônico. Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico). Em relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor atividades do cotidiano dos recepcionistas no que se refere aos procedimentos operacionais. Para que essa competência possa ser efetivamente desenvolvida, é essencial que a proposta de trabalho englobe atividades que permitam ao aluno exercer na prática os diversos procedimentos técnicos de sua função, tais como a realização de cadastros, protocolos, identificação de tipos de documentos, dentre outros. A utilização de simulações práticas, situações-problema e dramatizações são alguns dos tipos de atividades que podem auxiliar no desenvolvimento dessa competência. Recomenda-se que atividades como produção e edição de textos, de planilhas eletrônicas, uso da internet e de outras ferramentas tecnológicas sejam realizadas em laboratórios de informática. Cabe ao docente orientar e acompanhar os alunos, efetuando as correções gramaticais necessárias, incentivando a escrita e a utilização de diferentes tipos de recursos. As atividades têm com foco a simulação de atividades do cotidiano da função, tais como a tramitação e preenchimento de documentos e planilhas, pesquisas virtuais e demais procedimentos que envolvam recursos tecnológicos nos processos da organização. Orientações metodológicas específicas para a UC4: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos; 1.1 Elementos da competência para contextualização: Atendimento ao cliente: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente. Gestão de conflitos. Relacionamento interpessoal; comunicação oral, formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), técnicas de negociação. 2. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos; 2.1 Elementos da competência para contextualização: Introdução às funções da Administração: planejamento, organização, direção e controle. Noções das principais funções organizacionais: Gestão de Pessoas, Logística, Finanças, Marketing e Vendas e Jurídico: forma e importância da atuação do setor na Organização, atribuições, processos sob sua responsabilidade e documentos relacionados. 3. Noções e competências para economia verde e azul; 3.1 Elementos da competência para contextualização: Noções de cultura organizacional: conceitos e elementos. Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura, níveis e áreas funcionais). 4. Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho; 4.1 Elementos da competência para contextualização: Noções de cultura organizacional: conceitos e elementos. Noções das principais funções organizacionais: Gestão de Pessoas, Logística, Finanças, Marketing e Vendas e Jurídico: forma e importância da atuação do setor na Organização, atribuições, processos sob sua responsabilidade e documentos relacionados. Atendimento ao cliente: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente. Gestão de conflitos. Relacionamento interpessoal; comunicação oral, formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), técnicas de negociação. 5. Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional; 5.1 Elementos da competência para contextualização: Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização. 6. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude; 6.1 Elementos da competência para contextualização: Noções de cultura organizacional: conceitos e elementos. Noções das principais funções organizacionais: Gestão de Pessoas, Logística, Finanças, Marketing e Vendas e Jurídico: forma e importância da atuação do setor na Organização, atribuições, processos sob sua responsabilidade e documentos relacionados. Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, preparação de currículos, entrevista de emprego. Processos organizacionais: conceito, inter-relação e aplicabilidade. 7. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude; 7.1 Elementos da competência para contextualização: Noções de cultura organizacional: conceitos e elementos. Noções das principais funções organizacionais: Gestão de Pessoas, Logística, Finanças, Marketing e Vendas e Jurídico: forma e importância da atuação do setor na Organização, atribuições, processos sob sua responsabilidade e documentos relacionados. Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, preparação de currículos, entrevista de emprego. Processos organizacionais: conceito, inter-relação e aplicabilidade. 8. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude; 8.1 Elementos da competência para contextualização: Atendimento ao cliente: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente. Gestão de conflitos. Relacionamento interpessoal; comunicação oral, formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), técnicas de negociação. Introdução às funções da Administração: planejamento, organização, direção e controle. Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura, níveis e áreas funcionais). Processos organizacionais: conceito, inter-relação e aplicabilidade 9. Abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU e de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora; 9.1 Elementos da competência para contextualização: Noções de cultura organizacional: conceitos e elementos. Processos organizacionais: conceito, inter-relação e aplicabilidade. Em relação aos elementos desta UC, não há recomendações específicas, visto que foram inseridas nas orientações metodológicas gerais. Orientações metodológicas específicas para a UC5: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos; 1.1 Elementos da competência para contextualização: Técnicas de redação empresarial e oficial: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortografia aplicáveis. Modelo de Documentos: ata, carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, procuração, recibo, requerimento, aviso, convocação, petição inicial, contrato, edital. 2. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos; 2.1 Elementos da competência para contextualização: Sistema operacional cliente, editor de textos e planilha eletrônica, apresentação eletrônica, internet e e-mail. Planilhas para organização de dados: elaboração e formatação. 3. Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho; 3.1 Elementos da competência para contextualização: Planilhas para organização de dados: elaboração e formatação. Sistema operacional cliente, editor de textos e planilha eletrônica, apresentação eletrônica, internet e e-mail. 4. Inclusão digital, letramento digital, ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações e outros; 4.1 Elementos da competência para contextualização: Sistema operacional cliente, editor de textos e planilha eletrônica, apresentação eletrônica, internet e e-mail. Em relação aos elementos desta UC, não há recomendações específicas, visto que foram inseridas nas orientações metodológicas gerais. Orientações metodológicas específicas para a UC7: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude: 1.1 Elementos da competência para contextualização: Fundamentos da legislação trabalhista, constituição da república federativa do Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 7º: dos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores. Relações de trabalho: conceito, histórico, relação homem e trabalho. Tipos de contrato de trabalho e formas de rescisão. 2. Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho; 2.1 Elementos da competência para contextualização: Processo de Admissão: documentos necessários, ficha de registro de empregado, registro / anotações / atualizações em carteira de trabalho, cadastro do Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), declaração de encargos de família para fins de imposto de renda, ficha de salário-família, vale transporte, exame admissional. Noções da organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura e níveis). 3. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude; 3.1 Elementos da competência para contextualização: Fundamentos da legislação trabalhista: conceitos de empregado, empregador, autônomo, avulso, estagiário, relação de emprego; admissão e demissão de empregados, remuneração; jornada de trabalho, férias, poder disciplinador do empregador. Noções da organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura e níveis). 4. Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos; 4.1 Elementos da competência para contextualização: Processo de Admissão: documentos necessários, ficha de registro de empregado, registro/anotações/atualizações em carteira de trabalho, cadastro do Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), declaração de encargos de família para fins de imposto de renda, ficha de salário-família, vale transporte, exame admissional. Processo de Demissão: documentos necessários, modalidades de saque do FGTS, comunicação e homologação da rescisão contratual, prazos, direito do empregado Elementos da Competência conforme o tipo de contrato, cálculo das verbas rescisórias, seguro-desemprego, exame demissional. 5. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos; 5.1 Elementos da competência para contextualização: Processo de Admissão: documentos necessários, ficha de registro de empregado, registro/anotações/atualizações em carteira de trabalho, cadastro do Programa de Integração Social / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), declaração de encargos de família para fins de imposto de renda, ficha de salário-família, vale transporte, exame admissional. Processo de Demissão: documentos necessários, modalidades de saque do FGTS, comunicação e homologação da rescisão contratual, prazos, direito do empregado Elementos da Competência conforme o tipo de contrato, cálculo das verbas rescisórias, seguro-desemprego, exame demissional. 6. Educação Financeira; 6.1 Elementos da competência para contextualização: Processo de Demissão: documentos necessários, modalidades de saque do FGTS, comunicação e homologação da rescisão contratual, prazos, direito do empregado conforme o tipo de contrato, cálculo das verbas rescisórias, seguro-desemprego, exame demissional. Em relação aos elementos desta UC, não há recomendações específicas, visto que foram inseridas nas orientações metodológicas gerais. Orientações metodológicas relacionadas à UC8: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude: 1.1 Elementos da competência para contextualização: Benefícios: conceitos, fontes, princípios, características e direitos, previdência social, benefícios obrigatórios e requisitos para concessão e gozo, benefícios espontâneos. Benefícios legais: férias: conceito, período de férias, perda do direito de férias, abono pecuniário, parcelamento, comunicação do período de férias, pagamento das férias, adicional de 1/3 de férias, férias coletivas, encargos sociais, atraso e não concessão de férias. Gratificação Natalina (13º salário): cálculo, prazo e forma de pagamento, multa. Demais benefícios: vale-transporte, depósito do FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço), hora extra, hora noturna, verbas rescisórias e adicionais de periculosidade e insalubridade. Benefícios espontâneos: política da organização, benefícios mais comuns. Em relação aos elementos desta UC, não há recomendações específicas, visto que foram inseridas nas orientações metodológicas gerais. Orientações metodológicas relacionadas à UC9: Nesta Unidade Curricular os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do art. 18 da Portaria nº 3.872/2023 deverão ser trabalhados de forma contextualizada, quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos: 1.1 Elementos da competência para contextualização: Operações matemáticas: as quatro operações básicas, porcentagem, razão e proporção. 2. Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos: 2.1 Elementos da competência para contextualização: Planejamento de Carreira: preparação de currículos, entrevista de emprego. 3. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude: 3.1 Elementos da competência para contextualização: Processo de Controle de frequência: formas de registro, empregados desobrigados da marcação, registro de serviço externo, quadro de horários, registro dos intervalos de refeição e descanso, registro das horas extras, registro de faltas e atrasos. Remuneração: conceitos, diferença entre remuneração e salário, adicionais (hora extras, trabalho noturno, insalubridade, periculosidade, abonos, gratificações, prêmios ou comissões, salário utilidade, gorjetas, diárias de viagem), prazos e formas para pagamento, recibo/holerite do pagamento; políticas de remuneração, prêmios e campanhas, programa motivacional. Em relação aos elementos desta UC, não há recomendações específicas, visto que foram inseridas nas orientações metodológicas gerais.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: Avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo. Ser diagnóstica e formativa. Permear e orientar todo o processo educativo. Verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem). Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback, em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adotar novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. 8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. 8.1.1. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido – A Parcialmente atendido – PA Não atendido – NA Ao término da Unidade Curricular Atendido – A Não atendido – NA 8.1.2. Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND 8.1.3. Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado – AP Reprovado – RP 8.2. Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.