Preparo de Risotos

O curso de aperfeiçoamento "Risotos: Preparo e Acompanhamentos" tem como objetivo capacitar o aluno a elaborar diferentes tipos de risotos, incluindo suas bases, técnicas de cocção e harmonização com acompanhamentos, enriquecendo o repertório da culinária. É destinado a profissionais da gastronomia em geral que buscam aprimorar suas habilidades na preparação de risotos.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Incompleto
Idade maior ou igual a 18 anos.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (boas práticas na manipulação de alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, meios e formas de preparo para churrasco, etc.) e habilidades (utilizar boas práticas na manipulação dos alimentos, aplicar métodos de cocção para molhos e acompanhamentos, etc.), que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos conhecimentos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). O docente deve oportunizar um espaço de construção de conhecimentos, com desenvolvimento de exercícios práticos, dinâmicas de grupos, aplicação de técnicas na preparação de risotos, harmonização de tipos e acompanhamentos,origem, história, pontos de cocção e formas de finalização.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.