Qualidade no Atendimento em Serviços de Alimentos e Bebidas

O objetivo do curso de Qualidade no Atendimento em Serviços de Alimentos e Bebidas é capacitar os participantes com habilidades e conhecimentos necessários para proporcionar um serviço de alta qualidade e excelência no atendimento em estabelecimentos de alimentos e bebidas. Objetivos específicos desse curso: 1. Desenvolver habilidades de comunicação: Capacitar os participantes com habilidades eficazes de comunicação verbal e não verbal, incluindo saudações, escuta ativa, expressão de empatia e resolução de problemas, para estabelecer uma conexão positiva com os clientes. 2. Entender as necessidades dos clientes: Ensinar os participantes a identificar e entender as necessidades, preferências e expectativas dos clientes, adaptando o serviço e oferecendo soluções personalizadas para garantir a satisfação do cliente. 3. Conhecer o cardápio e os produtos: Fornecer conhecimento detalhado sobre o cardápio e os produtos oferecidos pelo estabelecimento, incluindo ingredientes, métodos de preparo, características e combinações de sabores, para que os participantes possam oferecer informações precisas e fazer recomendações aos clientes. 4. Dominar técnicas de serviço: Ensinar técnicas adequadas de serviço de mesa, incluindo colocação de talheres, serviço de bebidas, remoção de pratos usados e reposição de itens conforme necessário, garantindo uma experiência agradável e fluída para os clientes. 5. Resolver problemas e reclamações: Capacitar os participantes com habilidades para lidar com situações adversas, como reclamações de clientes, pedidos especiais ou problemas no serviço, de forma rápida, cortês e eficaz, visando resolver os problemas e restaurar a confiança dos clientes. 6. Promover a venda sugestiva: Orientar os participantes sobre técnicas de venda sugestiva, oferecendo sugestões de produtos adicionais, complementares ou promocionais aos clientes, para aumentar as vendas e a satisfação do cliente. Experiencia anteriores para realizar o curso: Trabalho em restaurantes, bares ou cafeterias: Experiência prévia trabalhando em estabelecimentos de alimentos e bebidas oferece aos participantes um entendimento prático das operações diárias, dos padrões de serviço, das expectativas dos clientes e das habilidades necessárias para fornecer um atendimento de qualidade. Experiência em cargos de atendimento ao cliente: Trabalhar em cargos que envolvem interação direta com clientes, como recepcionista, atendente de loja, representante de vendas ou em serviços de hotelaria, pode proporcionar aos participantes habilidades interpessoais valiosas, como comunicação eficaz, resolução de problemas e empatia. Experiência em serviços de hospedagem: Ter trabalhado em hotéis, resorts ou outras instalações de hospedagem pode oferecer aos participantes uma compreensão das expectativas dos clientes em relação ao serviço, ao ambiente e à experiência geral de hospedagem.
Pré-requisitos
CPF e RG
Idade maior ou igual a 18 anos.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia possibilitando a abordagem de temáticas para o aprimoramento pessoal ou profissional, sua fundamentação ou preparação para atividades profissionais. Deve-se usar estratégias pedagógicas que proporcione ao aluno uma participação ativa no desenvolvimento das competências requeridas. Deverão abranger situações diversificadas, através de problematização e simulação que gerem situações de aprendizagem desafiadoras, levando o aluno a um maior envolvimento, construindo com autonomia seu desenvolvimento profissional, aprendendo a aprender, aprendendo a fazer e aprendendo a ser. Todo treinamento deverá ser prático. Recomenda-se ao instrutor que no desenvolvimento da Unidade Curricular sejam realizadas atividades como estudos de caso, vídeos, simulações e situações-problema, promovendo debates e outras formas de reflexão e análise das problemáticas abordadas, que propiciem a vivência das ações profissionais. Recomenda-se, para este curso em especifico, que sejam realizadas simulações de situações de trabalho com os alunos de forma que os conteúdos teóricos sejam transmitidos de maneira prática e eficaz, através da ferramenta de aprendizado por meio de slides produzidos pelo próprio instrutor. De forma que muitas vivências sejam contempladas, desde os atendimentos mais básicos até às situações conflituosas e suas resoluções.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; • Ser diagnóstica e formativa; • Permear e orientar todo o processo educativo; • Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Indicador Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido – A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA. Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. Menção por Unidade Curricular Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular(es). Aprovado - AP Reprovado - RP Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.