Comunicação: Expressão Oral e Corporal
Este curso tem como objetivo dar subsídios para que os participantes desenvolvam
habilidades comunicativas de expressões oral e corporal.
É destinado a profissionais e estudantes de qualquer área ou a pessoas interessadas na
temática.
Pré-requisitos
CPF e RG
Cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Idade mínima: 14 anos
O Senac, em parceria com o Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento e Formação Profissional (Cinterfor), órgão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizou uma ampla pesquisa sobre elementos socioemocionais importantes para o mundo do trabalho3. Dessa pesquisa resultou uma matriz com as principais práticas pedagógicas referenciadas na literatura como importantes para o desenvolvimento dos elementos socioemocionais. O Quadro 1, a seguir, apresenta um conjunto de práticas promissoras para o desenvolvimento de cada um dos domínios da Comunicação. Para o trabalho pedagógico com essas práticas, é fundamental o uso de metodologias ativas da aprendizagem4. Quadro 1: Matriz Socioemocional Senac - Comunicação Refere-se à forma como as pessoas utilizam as diferentes linguagens para expressar e partilhar informações, experiências, sentimentos e ideias, tendo em vista o público a quem se destina a mensagem. Caracteriza-se pela busca de entendimento entre emissor e receptor acerca de determinados significados e visa à constituição de uma unidade de compreensão sobre o que é comunicado. Engloba leitura, fala, escuta, expressões oral e corporal. Domínios e Práticas. Leitura e escrita: implica, respectivamente, a capacidade de apreender o conteúdo de textos escritos e de representar a linguagem falada por meio de signos gráficos. Desenvolver a escrita no padrão da norma culta, no âmbito das especificidades da ocupação. Desenvolver a leitura e a interpretação, no âmbito das especificidades da ocupação. Estimular os alunos a utilizar tecnologias de comunicação digital como recurso de trabalho. Escuta ativa: atenção focada ao que está sendo dito e interesse empático pelo interlocutor, com emissão de sinais que demonstram a compreensão das ideias, sem que, necessariamente, haja concordância entre os pontos de vista. Orientar os alunos sobre a importância de compreender diferentes pontos de vista no ambiente de trabalho. Motivar os alunos a compreender os próprios sentimentos e os do outro. Orientar os alunos a analisar as características do público para o qual se destina a comunicação. Expressividade oral: expressividade com suficiente eloquência e persuasão, a partir de elementos de cadência, entonação, ritmo e postura durante a fala. Propor atividades nas quais os alunos se expressem em público. Orientar os alunos com relação a aspectos do discurso relacionados à síntese, objetividade, clareza, entonação, entre outros. Expressividade corporal: forma de comunicação não verbal, por meio de gestos, expressões faciais e posturas condizentes com o conteúdo do que é comunicado. Incentivar os alunos a utilizar a linguagem corporal adequada para o contexto e a situação profissional nos quais se encontram.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante e ao término do processo, conforme a seguir. Durante o processo: • atendido – A; • parcialmente atendido – PA; • não atendido – NA. Ao término da Unidade Curricular: • atendido – A; • não atendido – NA. O resultado atribuído ao aluno no término do curso será expresso por uma das seguintes menções: • concluiu (C ) – quando o indicador for atendido e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso; • não concluiu (NC) – quando o indicador não for atendido e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser possibilitadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme