Informática Básica para a Melhor Idade

O profissional que concluir o curso de Informática para a Melhor Idade será capaz de atuar com um sistema operacional proprietário de forma mais rápida e assertiva, utilizar aplicativos de escritório, como o editor de texto, e-mail e redes sociais, além de fazer uso da internet de modo a aumentar a colaboração, seguindo normas e boas práticas de TI dentro das organizações. O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas o domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa e autonomia digital, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do(a) aluno(a) com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
Formar pessoas da terceira idade com competências para manusear o sistema operacional proprietário de forma mais rápida e assertiva, utilizar aplicativos para redes sociais e fazer uso da internet de modo a aumentar a produtividade e a segurança, seguindo normas e políticas de informação e respeito à propriedade intelectual dentro das organizações. Ao final do curso, o aluno será capaz de:
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Fundamental Incompleto
Idade maior ou igual a 45 anos.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do(a) aluno(a) e com o contexto da ocupação. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento da marca formativa Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: ponto de partida: momento de vida do(a) aluno(a), suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. Orientações metodológicas específicas para as Unidades Curriculares: UC1: Informática para Melhor Idade. Nesta UC o(a) aluno(a) deve desenvolver ações voltadas ao sistema operacional desktop, editor de texto, e-mail e redes sociais, no entanto, é interessante também fazer a organização de arquivos e pastas que não tenha documentação, conforme boas práticas e normas técnicas. O(A) aluno(a) será capaz de conhecer os fundamentos essenciais do sistema operacional. Conhecer os fundamentos das redes sociais. Identificar e manusear os principais recursos básicos do editor de texto. Identificar e manusear os principais recursos básicos provedores de e-mail. Navegar de forma assertiva e segura na internet. Ainda nessa UC o(a) aluno(a) será capaz de aplicar os softwares de e-mail de forma eficiente dentro das organizações, criar contas de e-mail, assinaturas de e-mail, anexos de documentos, envio e recebimentos. Utilizar aplicações de navegação WEB utilizando protocolo HTTP e HTTPS, de modo a otimizar a navegar de forma segura, adotar métodos de prevenção contra-ataques de Engenharia Social, utilizar aplicações de recursos de armazenamento em nuvem para diversas aplicações dentro do mercado, manusear softwares de gerenciador de e-mail e armazenamento em nuvem.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. 7.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: 7.1.1. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA 7.1.2. Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND