Costura em Cama, Mesa e Banho

Relaciona-se com clientes, fornecedores e demais profissionais que demandem serviços de costura, contribuindo para o trabalho em equipe, a satisfação e a fidelização do cliente. O profissional Costureiro, formado pelo Senac, tem como marcas Formativas: domínio técnicocientífico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Competências 1. Planejar e realizar procedimentos de cortes de tecidos planos; 2. Fabricar, roupas de cama.
Aprimorar suas habilidades de costura e adquirir conhecimentos sobre técnicas avançadas de costura aplicadas à fabricação de roupa de cama; Conhecer técnicas de criação de moldes, dimensionamento correto, ajustes personalizados e a transferência desses padrões para os tecidos; Aprender a fazer costuras retas, costuras decorativas, acabamentos profissionais.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Fundamental Incompleto
Idade maior ou igual a 16 anos.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia possibilitando a abordagem de temáticas para o aprimoramento pessoal ou profissional, sua fundamentação ou preparação para atividades profissionais. Introdução teórica que abranja todas as etapas relevantes do processo de ensino, demonstrações práticas passo a passo, mostrando aos alunos como cortar, costurar e montar os lençóis. Use uma abordagem visual, com demonstrações ao vivo ou vídeos gravados, para que os alunos possam seguir as instruções facilmente. Criação de amostras de costura, montagem de lençóis em miniatura ou a confecção de peças completas.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; • ser diagnóstica e formativa; • permear e orientar todo o processo educativo; • verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); • permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. 8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término das Unidades Curriculares/curso); • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Nacional do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo; • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: 8.1.1. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido – A • Parcialmente atendido – PA • Não atendido – NA Ao término das Unidades Curriculares • Atendido – A • Não atendido – NA 8.1.2. Menção por Unidades Curriculares Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida – D • Não desenvolvida – ND 8.1.3. Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado – AP • Reprovado – RP 8.1.4. Fluxo do processo de registro da avaliação 8.1.4.1. Por Unidades Curriculares: 8.1.4.2. Ao término do curso Todos os indicadores foram atendidos? SIM NÃO D ND Frequência atendida? SIM NÃO APROVADO REPROVADO 8.2. Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.