Aplicação de Inteligência Artificial para Negócios
O profissional ao concluir o curso "Inteligência Artificial para Negócios" terá um perfil profissional qualificado e adaptado às demandas do mercado de trabalho atual. Esse curso é projetado para empresários, comerciantes, gerentes de lojas e empreendedores que buscam otimizar e automatizar os processos diários de suas lojas e empresas por meio da Inteligência Artificial (IA) em suas rotinas com o objetivo de conseguir mais eficiência em seus processos diários. O perfil profissional inclui um conhecimento essencial de Inteligência Artificial para Negócios, abrangendo compreensão dos princípios e aplicações da IA, especialmente voltados para a automação de processos nas lojas e empresas. Com habilidades analíticas, o profissional identifica oportunidades específicas onde a aplicação da IA pode aprimorar seus negócios, e baseado em um conhecimento das ferramentas disponíveis, seleciona estrategicamente as mais adequadas para suas necessidades diárias. Ele planeja e implementa eficientemente essas ferramentas, traduzindo teoria em resultados tangíveis através de projetos práticos. O profissional também considera as implicações éticas, adotando abordagens responsáveis e alinhadas aos valores do negócio, e busca colaboração e liderança no uso da IA em diversas áreas de atuação das empresas e lojas.
Geral: Específicos: Explorar os fundamentos da IA. Explorar os fundamentos da IA para negócios, abordando sua utilidade prática. Identificar oportunidades onde a IA pode otimizar processos em lojas e empresas nas áreas de atendimento ao cliente, marketing e vendas, operações, recursos humanos e finanças. Considerar os desafios éticos relacionados à adoção da IA nos negócios. Planejar a integração eficaz da IA nas operações comerciais, promovendo inovação. Desenvolver habilidades práticas para aplicar ferramentas de IA em projetos reais.
Capacitar os empresários, comerciantes, gerentes de lojas e empreendedores a compreender, aplicar e aproveitar estrategicamente a Inteligência Artificial para otimizar processos e impulsionar a eficiência nos negócios.
Pré-requisitos
Idade maior ou igual a 18 anos.
Requisito/conhecimento específico: informática básica.
Comprovante Ensino Médio Completo
CPF
RG.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac tem marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como objetivos: Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando-se se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. * Menção por indicador de competência: A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido – A Parcialmente atendido – PA Não atendido – NA Ao final da Unidade Curricular Atendido – A Não atendido – NA * Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND * Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (competências). Além da menção D (desenvolvida), ele deve ter frequência mínima de 75%, conforme a legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado – AP Reprovado – RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.