Desenvolvimento de planilhas Excel inteligentes com cálculos financeiros
Não se aplica.
Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: Desenvolver cálculos financeiros em planilhas eletrônicas. É destinado a estudantes e profissionais interessados em organizar dados em planilhas e utilizar fórmulas e funções financeiras em planilhas eletrônicas.
Pré-requisitos
CPF
RG.
CPF
RG.
CPF
RG.
CPF
RG.
CPF
Escolaridade: cursando ou já ter concluído o Ensino Médio
Idade mínima: 14 anos
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a proposta pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pelo desenvolvimento de competências, conceituadas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativa(o), que articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e permite desenvolvimento contínuo” (SENAC, 2022).[1] Para tanto, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada e promove a mobilização e articulação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. Esse percurso é também orientado pelas Marcas Formativas Senac: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados. Dado que o uso de inteligência artificial se torna cada vez mais relevante para a atuação profissional no Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Marca Formativa "Autonomia digital" desempenha um papel essencial na formação de profissionais capazes de integrar criticamente tecnologias emergentes em seus processos de trabalho, contribuindo para a inovação e a eficiência no ambiente profissional. Nessa perspectiva, é apresentado, a seguir, um conjunto de atividades, estratégias pedagógicas e recursos didáticos que serve como referência para a elaboração do plano de trabalho docente do Senac. Essas estratégias pedagógicas podem ser ajustadas e complementadas, levando em consideração as especificidades da turma, as demandas do contexto educacional e os objetivos estabelecidos no plano de curso. Para apoiar o planejamento e a execução das práticas educacionais, o Departamento Nacional recomenda consultar o site Espaço Docente, que apresenta uma seleção de recursos de incentivo à adoção de tecnologias digitais para apoiar abordagens inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse site é possível acessar: - plataforma Cachola:[2] ambiente de recursos educacionais do Senac que oferece materiais digitais para atender aos propósitos do MPS e promover o engajamento de alunos e docentes; - plataforma Cubus:[3] oferece metodologias de ensino-aprendizagem, estratégias pedagógicas e dinâmicas projetadas para apoiar o processo educativo; - Anuário de Tecnologias Educacionais:[4] apresenta conceitos, reflexões pedagógicas e uma seleção de ferramentas digitais alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac, considerando o desenvolvimento de competências à luz de novas tecnologias. - Mapeamento de Tecnologias Digitais:[5] busca identificar ferramentas que se alinhem à oferta educacional do Senac e compartilhar boas práticas adotadas pelos Departamentos Regionais. Orientações metodológicas específicas O longo do curso, sugere-se que o aluno desenvolva as situações de aprendizagem de forma ativa, por meio de atividades práticas e de pesquisa a serem realizadas em grupo no laboratório de informática, utilizando software de manipulação de planilhas eletrônicas - Excel. Para auxiliar o docente no planejamento das atividades e na condução das aulas, foi elaborada uma proposta de Sequência Didática com situações de aprendizagem aderentes ao objetivo da UC, promovendo atividades e metodologias que facilitam o processo de aprendizagem do aluno. Os temas Mercado Financeiro; Mercado de Capitais; novas tecnologias no Mercado Financeiro; Certificações do Mercado Financeiro e Planejamento de carreira serão apresentados aos alunos no formato de videoconferência. Cabe ao docente, depois de cada vídeo discutir o tema com os alunos ou solicitar uma resenha. Ao final da UC, para abordar o tema banco de dados não estruturados (NoSQL), pode-se informar que as planilhas são ferramentas simples e acessíveis para o usuário final, contudo, os sistemas empresariais utilizam bancos de dados estruturados e têm migrado, cada vez mais, essa parte do negócio para ambientes distribuídos em cloud. Nesse sentido, os alunos podem realizar uma pesquisa e estabelecer as principais diferenças entre o NoSQL e banco de dados relacional, identificando seus atributos e funcionalidades. A análise dos resultados dessa pesquisa permite introduzir de forma articulada o tema Finanças na nuvem. Pode-se sugerir que façam, em grupos, um levantamento sobre as melhores práticas em migração de planilhas para sistemas de gestão, ou sobre ERPs e suas vantagens para otimizar o controle dos processos financeiro de uma organização. Reforça-se que o intuito é apenas apresentar o assunto aos alunos de forma complementar, uma vez que o foco desta UC é a realização de cálculos financeiros em planilhas eletrônicas. [1]SENAC. DN. Competência. Rio de Janeiro, 2022. (Coleção de Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac). Disponível em: http://www.extranet.senac.br/modelopedagogicosenac/. Acesso em: jun. 2023. [2] Recomenda-se o acesso à Cachola (https://cachola.senac.br/ ), que oferece recursos voltados à aplicação de tecnologias digitais no planejamento de situações de aprendizagem e ao estímulo de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional. [3] Desenvolvida em parceria com a OIT/Cinterfor – Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho, recomenda-se o acesso à plataforma Cubus (https://cubus.oitcinterfor.org/). [4] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/guias/ ), que disponibiliza o Anuário de Tecnologias Educacionais. [5] Recomenda-se a consulta ao portal Espaço Docente (https://espacodocente.senac.br/area-exclusiva/mapeamentos/ ), que disponibiliza o Mapeamento de Tecnologias Digitais.
Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem, garantindo um acompanhamento contínuo do desenvolvimento do aluno. Para isso, foram definidos os tipos de menção a serem utilizados tanto nos registros parciais, realizados ao longo do processo, como nos registros finais, ao término da unidade curricular ou do curso. As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac refletem o compromisso com o desenvolvimento das competências e visam minimizar a subjetividade na avaliação, proporcionando maior clareza e objetividade na mensuração do aprendizado. Dessa forma, foram estabelecidas menções específicas para cada etapa do processo avaliativo, assegurando coerência na progressão da aprendizagem e contribuindo para um acompanhamento mais preciso do desempenho dos alunos. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: durante o processo: atendido – A; parcialmente atendido – PA; não atendido – NA; ao término da unidade curricular: atendido – A; não atendido – NA. Menção por unidade curricular Ao término da unidade curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja alcançado, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada unidade curricular são: desenvolvida – D; não desenvolvida – ND. Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa alcançar D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (competências). Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente.[1] Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas: aprovado – AP; reprovado – RP. Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância. [1] BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 24, inciso VI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.