Churrasco: molhos e acompanhamentos
Não há.
O curso de aperfeiçoamento Churrasco: molhos e acompanhamentos tem como objetivo elaborar pratos à base de churrasco, incluindo molhos e seus acompanhamentos, enriquecendo a culinária brasileira. É destinado a churrasqueiros, auxiliares de cozinha, cozinheiros, profissionais que atuam em casas ou boutiques de carnes ou pretendem atuar na preparação de churrascos, molhos e seus acompanhamentos. Experiencias profissionais para realizar o curso: 1. Trabalho em restaurantes 2. Trabalho em churrascarias ou casas de carnes 3. Trabalho em serviços de catering ou eventos gastronômicos 4. Trabalho em equipe de churrasco amador
Pré-requisitos
Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Idade maior ou igual a 16 anos.
Requisito/Conhecimento específico: recomenda-se conhecimento mínimo em bases de cozinha.
CPF
RG.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, a abordagem de determinados conhecimentos (boas práticas na manipulação de alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, meios e formas de preparo para churrasco etc.) e habilidades (utilizar boas práticas na manipulação dos alimentos, aplicar métodos de cocção para molhos e acompanhamentos etc.), que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos conhecimentos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). O docente deve oportunizar um espaço de construção de conhecimentos, com desenvolvimento de exercícios práticos, dinâmicas de grupos, aplicação técnicas de cortes em carnes, harmonização de tipos de molho e acompanhamentos, aplicação do fogo, utilização do sal, técnicas de tempo de descanso da carne, pontos de cocção e formas de finalização.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.