Gestão de Perdas na Logística
Este curso tem como objetivo subsidiar o aluno na identificação de perdas no processo de movimentação de mercadorias e na elaboração de estratégias de redução e prevenção de perdas. É destinado a profissionais que atuam na área logística e de gestão comercial.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Completo
Idade maior ou igual a 16 anos.
CPF
RG.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se ao docente nortear o processo de ensino e aprendizagem, realizando atividades como simulações em softwares, dinâmicas e situações-problema, promovendo debates, painel, fórum de discussão e outras formas de reflexão e análise das problemáticas abordadas. Entretanto, é essencial que o docente, através da observação durante a realização das atividades, acompanhe o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, intervindo, sempre que necessário, para o esclarecimento das dúvidas e auxílio às dificuldades que possam ser percebidas ao longo do curso. A devolutiva aos alunos deverá ser pautada no indicador de objetivo proposto, sendo de fundamental importância no desenvolvimento da aprendizagem, e se torna uma das principais ações do docente durante a condução do curso. Produto: Estudo para a identificação de gargalos logísticos referentes à movimentação de um produto do comércio de um aluno ou grupo de alunos.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.