Língua Brasileira de Sinais para Iniciantes - Libras Kids

Desenvolver habilidades básicas de comunicação em Libras (sinais básicos, expressões faciais, leitura e interpretação). Introduzir aspectos culturais da comunidade surda de maneira lúdica e interativa. Estimular o interesse e a curiosidade das crianças pela Língua de Sinais e cultura surda.
Pré-requisitos
Cursando Ensino Fundamental
Requisito de idade no mínimo 9 anos
CPF do responsável legal
Utilizar jogos educativos, brincadeiras e atividades recreativas para ensinar os sinais de Libras; Incorporar histórias e contos infantis em Libras, incentivando a participação ativa das crianças na narrativa; Organizar competições amigáveis e desafios que incentivem a prática dos sinais de forma divertida; Introduzir temas variados (como cores, animais, família, etc.) de forma gradual e progressiva; Utilizar recursos multimídia, como vídeos e animações, para ilustrar os sinais e contextos culturais; Promover atividades interdisciplinares que integrem Libras com outras áreas do conhecimento, como artes, música e educação física; Criar um ambiente de sala de aula inclusivo e acolhedor, onde as crianças se sintam à vontade para praticar e errar; Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação, permitindo que as crianças aprendam umas com as outras; Utilizar ferramentas digitais e plataformas interativas para complementar o aprendizado presencial; Ensinar sobre a história e a cultura da comunidade surda, promovendo respeito e compreensão; Convidar membros da comunidade surda para participar de aulas e eventos, proporcionando às crianças contato direto com falantes nativos de Libras.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; • Ser diagnóstica e formativa; • Permear e orientar todo o processo educativo; • Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. 7.1 Forma de expressão dos resultados da avaliação: 7.1.1 Indicador Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido – A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. 7.1.2 Menção por Unidade Curricular Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND 7.1.3 Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular(es). Aprovado - AP Reprovado - RP 7.2 Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.