Panificação e Confeitaria

Ao término do curso o participante estará apto a produzir, apresentar e comercializar pães e produtos de confeitaria.
Capacitar funcionários e pessoas para produção de pães e produtos de confeitaria usando as técnicas adequadas, normas de Boas práticas, visando a geração de trabalho e renda. Para realizar um curso de Panificação e Confeitaria, experiências profissionais específicas podem variar, mas algumas que podem ser vantajosas incluem: 1. Experiência em panificação 2. Experiência em confeitaria 3. Trabalho em restaurantes/cozinhas de empresas/ cantinas 4. Curso de culinária prévio
Pré-requisitos
Conhecimento na área de Confeitaria ou experiência profissional.
Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima: 18 anos
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia possibilitando a abordagem de temáticas para o aprimoramento pessoal ou profissional, sua fundamentação ou preparação para atividades profissionais. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação. Sugerimos que seja contratado um profissional com experiência prática na higiene e manipulação de alimentos e possa proporcionar situações de aprendizagem que levem o aluno a fazer a correlação entre teoria e prática. O curso deverá ser realizado em cozinha pedagógica devidamente equipada.
Formas de expressão dos resultados da avaliação: Indicador Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido – A Parcialmente atendido – PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. Menção por Unidade Curricular Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular (es). Aprovado – AP Reprovado – RP Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.