Fundamentos do Python I
Este curso tem como objetivo fornecer conhecimentos iniciais e desenvolver habilidades básicas em programação de computadores por meio da linguagem Python.
É destinado a pessoas interessadas em iniciar no universo da programação.
Pré-requisitos
CPF e RG
Idade maior ou igual a 14 anos.
Requisito/conhecimento específico: conhecimentos básicos sobre lógica de programação e sobre acesso a arquivos em servidor e a registros em banco de dados.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias de simulação de situações oriundas do mercado vivenciadas pelo profissional de desenvolvimento de software. Recomenda-se uma reflexão sobre o mercado na área de programação, oportunidades, requisitos e educação continuada. Sugere-se, ainda, o convite a egressos e profissionais de mercado para uma troca de experiências. Indica-se o desenvolvimento de protótipos para vivenciar o desenvolvimento nesta linguagem, podendo realizar projetos de e-commerce e gestão de informações.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.