Conversação em Inglês

Este curso tem como objetivo possibilitar que o aluno se comunique em nível intermediário na língua inglesa de forma eficiente e natural ao propiciar oportunidades contextualizadas de fala, fazendo uso de estruturas e vocabulário adequado. É destinado a alunos que concluíram o curso “English Intermediate” do próprio Senac e desejam complementar em paralelo os estudos da língua inglesa, e que desejam continuar o aperfeiçoamento do idioma de forma comunicativa e dinâmica.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Médio incompleto
Idade mínima de 16 anos
A proposta do presente curso, contribui com o desenvolvimento de competências profissionais, garante a abordagem de conhecimentos inerentes ao nível em questão, que contribuem diretamente para o desenvolvimento das habilidades orais da Língua Inglesa, a fala e a compreensão auditiva. O curso adota uma abordagem comunicativa (communicative approach). Nesta abordagem, o professor cria em sala de aula situações cotidianas nas quais o aluno deve usar a língua-alvo para resolver determinadas tarefas, fazendo uso apenas do Inglês para a comunicação. As aulas são interativas e o uso de dinâmicas de aprendizado é constante. O desenvolvimento das aulas se dá partir da criação de contexto comunicativos com temas referentes ao dia-a-dia, permitindo o aluno a comunicação de forma mais natural possível. Para essa comunicação, o instrutor ainda faz do uso de metodologia PPP (Presentation, Practice, Production) que consiste em dividir a aula em três principais partes: a apresentação, que consiste em apresentar o tópico alvo para os alunos; prática, que consiste em práticas controladas do tópico com o auxílio do instrutor; e finalmente a produção, que consiste na produção independente do aluno com uso do tópico apresentado e praticado anteriormente. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do idioma, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos, que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São algumas delas: visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
A partir de avaliação contínua de desempenho de acordo com o indicador que evidencia o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.