Redação Empresarial

Proporcionar aos participantes o conhecimento teórico e prático para escrever textos empresariais, elaboração de e-mail, formatação de contratos, visando uma melhor clareza e resultado na comunicação com os diversos tipos de público, através de ferramentas de trabalho. Aprimorar os métodos para desenvolver uma escrita de qualidade quanto aos aspectos linguísticos a serem considerados na elaboração de um texto empresarial, através da adequação do vocabulário, pontuação, ortografia, uso de pronomes corretos, evitando assim possíveis erros nas escritas e eliminando as principais dificuldades gramaticais e ortográficas que surgem durante a elaboração dos textos.
Pré-requisitos
Ensino Médio Completo
CPF
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se que o planejamento das aulas inclua estratégias de ensino-aprendizagem que privilegiem a realidade da prática profissional específica dos alunos, tais como experimentações, pesquisa orientadas, simulações e estudos de caso. Para tanto, recomenda-se o uso de laboratórios de informática, que contem com softwares semelhantes aos que são encontrados no mercado de trabalho. Além disso, é importante reservar um momento de cada aula para o desenvolvimento do produto, que oportunizará a aprendizagem significativa, na medida em que permite que o aluno analise estrategicamente situações específicas da sua realidade profissional.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido – NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.