Técnico em Administração
O Técnico em Administração executa atividades administrativas da organização relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, de marketing, de vendas e de finanças. Atua em organizações públicas e privadas de segmentos variados, tais como das áreas de comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, relacionando-se com equipes de diversos setores da organização, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo. O Técnico em Administração habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Estas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Esta perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Gestão. Competências Auxiliar na elaboração, implementação e acompanhamento do planejamento estratégico das organizações; Elaborar, organizar e controlar documentos da organização. Auxiliar na estruturação e operacionalização de projetos. Auxiliar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas. Apoiar e executar ações pertinentes ao desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e elaboração de planos de cargos e salários. Atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho. Apoiar e executar ações referentes às rotinas de admissão e demissão de colaboradores. Auxiliar na elaboração da folha de pagamento. Auxiliar a execução de ações pertinentes aos processos de gestão de materiais e patrimônio em organizações. Auxiliar a execução de atividades relacionadas às operações logísticas em organizações. Auxiliar a execução de ações pertinentes aos processos financeiros em organizações. Auxiliar nas operações pertinentes às atividades da controladoria nas organizações. Auxiliar no planejamento, o desenvolvimento e a aplicação do composto de marketing das organizações. Executar atividades de apoio administrativo em processos comerciais. Apoiar a operacionalização de ações de comércio exterior. Auxiliar o planejamento e a execução de melhorias dos processos organizacionais.
Objetivo geral: • Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos: • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo; • Estimular, por meio de situações de aprendizagem o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos; • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas; • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem; • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Pré-requisitos
Ensino Médio Cursando
Idade mínima: 14 anos
Comprovante de residência.
CPF
RG.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo (a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido. O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer. A seguir são apresentadas sugestões de situações de aprendizagem que podem ser adotadas pelos docentes para desenvolvimento de cada Unidade Curricular. Foram considerados: os elementos articulados para o desenvolvimento de cada competência e os indicadores que servirão de parâmetro nas avaliações. Na medida do possível, orienta-se ao docente contextualizar as situações abordadas, com filmes, livros e reportagens que possam auxiliar a compreensão dos temas debatidos durante os encontros. Oferta das Unidades Curriculares Sugere-se que as Unidades Curriculares UC1, UC2 e UC3 sejam ofertadas antes das demais Unidades Curriculares que constituem as competências do perfil, tendo em vista que a primeira oferece ao aluno do curso Técnico uma visão geral da organização e sua estrutura, do modelo de negócio e processos. A segunda permitirá ao aluno redigir e elaborar documentos em qualquer uma das áreas de atuação na organização e será demandada nas demais competências do curso. A terceira fornecerá ao aluno condições para compreender o processo de estruturação e implantação de projetos nas organizações, cujo método é aplicável a qualquer uma das áreas de uma organização. A UC16 deve ser a última Unidade Curricular oferecida, pois, para que o aluno possa realizar a análise crítica sobre qualidade e processos e propor melhorias, ele precisa compreender a estrutura e o funcionamento das áreas/setores da organização. Também se recomenda a oferta de duas ou mais unidades curriculares de setores organizacionais distintos concomitantemente. Isso porque muitas vezes alunos com pendor para ciências exatas sintam-se desmotivados ao cumprir apenas Unidades Curriculares relacionadas às humanas e vice-versa. Unidade Curricular Orientação metodológica UC1 No que se refere às teorias da administração científica, indica-se ao docente proporcionar trabalhos em grupo para leitura, análise e apresentação das teorias pelos alunos, finalizando o assunto com a elaboração de uma linha do tempo para apresentar as teorias da administração em uma aula introdutória. Recomenda-se a utilização de estudos de caso que abordem situações reais de mercado, para demonstração dos elementos da cultura organizacional, além do incentivo à pesquisa na web, uso de instrumentos como benchmarking e de pesquisa com clientes para conhecer missão, visão, valores, objetivos e metas de organizações diversas, possibilitando contextualizar a definição desses conceitos. Pode-se também solicitar que os alunos (trabalhadores) tragam as informações das próprias empresas nas quais trabalham, quando for o caso, estabelecendo procedimentos e operações necessárias para o alcance do futuro almejado e determinar a forma de medição do sucesso da organização. Importante a realização de prática simulada de elaboração de projetos; matriz SWOT. Os resultados poderão ser apresentados em forma de seminários. UC2 Sugestões de atividades: • criação e elaboração de documentos específicos e usuais no âmbito empresarial, dentro dos diversos níveis: pessoal, sigiloso, privado e público, utilizando técnicas de redação, por meio de recursos tecnológicos; • leitura e interpretação de textos empresariais: uso de publicações legais, documentos diversos pertinentes ao cotidiano administrativo, dentro das normas formais de escrita e técnicas de leitura; • atividade prática simulando classificação, controle de fluxo e arquivamento de documentos com a elaboração de Manual de Procedimentos de protocolo, expedição e arquivo: produção baseada em documentos dentro das normas da ABNT, Manual de Redação da Presidência da República e Manual de Procedimentos da Advocacia-Geral da União; • estudos de caso e simulações para fomentar a análise crítica dos diferentes documentos empresariais, identificando elementos da narrativa de cada um deles; • sugere-se ao docente incentivar os alunos a utilizar dicionários por meio de pesquisa em dispositivos móveis. UC3 Sugestões de atividades: • Dado que a carga horária desta UC não permite o exercício de conceber e estruturar um projeto com todos seus componentes, sugere-se a abordagem de noções da metodologia de processos a partir de um estudo de caso, como de uma organização com um projeto para expansão, melhoria de processo ou aquisição de tecnologia, cuja estrutura e implementação possam servir de exemplo para o desenvolvimento da competência. • Simulação de situações-problema que envolvam determinadas organizações locais, para as quais a resolução possa ocorrer por meio de um projeto. • Pesquisa de dados para compor os projetos simulados. UC4 Sugestões de atividades: • pesquisa sobre legislação pertinente aos processos de recrutamento, seleção e integração e formulários e documentos utilizados no processo; • estudos de caso, com a descrição de empresa fictícia, na qual o responsável pelo setor de gestão de pessoas solicita apoio em processo de recrutamento, seleção e integração para elaboração de edital, seleção de currículos, atendimento a clientes externos e preparação de ambiente para entrevistas. Recomenda-se a realização da atividade em grupos; • simulação de conflitos causados por ruídos na comunicação ou conforme perfis profissionais diversos; • atividades práticas de preenchimento de documentos pertinentes ao processo com a definição do fluxo dos mesmos na organização; • entrevistas com profissionais da área para pontuar aspectos relevantes, pontos de atenção nos processos e/ou problemas enfrentados; • sugere-se ao docente utilizar pesquisa no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao.htm por meio de dispositivos móveis. UC5 Sugestões de atividades: • pesquisa de planos de cargos e salários de diferentes organizações; • estudo de caso que indique a necessidade de mapear as funções de determinada ocupação da organização demandando pesquisa, levantamento e apresentação de dados para posterior construção de plano de cargos e salários coletivamente. Sugere-se simular organizações cuja descrição seja próxima da realidade dos alunos; • estudo de caso que apresente a necessidade de criação de instrumentos de coleta de dados sobre desempenho, com tabulação e apresentação dos resultados obtidos (colegas da sala de aula podem representar o público pesquisado); • simulação de uma situação organizacional com preenchimentos dos documentos pertinentes aos processos de avaliação de desempenho e treinamento com o registro do fluxo da documentação produzida durante o processo; • entrevistas com profissionais da área para pontuar aspectos relevantes, pontos de atenção nos processos e/ou problemas enfrentados. UC6 Sugestões de atividades: • pesquisa e apresentação sobre as Normas Regulamentadoras relacionadas à saúde e segurança no trabalho; • estudos de caso sobre sustentabilidade e responsabilidade social; • criação de uma pesquisa para analisar a qualidade de vida entre os alunos da escola do Senac e, com base nos resultados obtidos, apresentar proposta para realização de evento de qualidade de vida; • estudo de caso com verificação de entrega de EPI e ocorrência de acidente de trabalho, preenchimento de formulário de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) e encaminhamento da documentação. UC7 Sugestões de atividades: • Estudo de casos, dramatização de situações de trabalho, visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área que envolvam conflitos e aspectos relacionados a diversidade de pessoas que compõem os quadros funcionais das organizações • Entrevistas com profissionais da área, roteirizadas pelo docente em conjunto com os discentes, podem ser realizadas nos ambientes das organizações, já que proporcionam momentos de análise e síntese, quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula. • Atividades em laboratórios de informática para a produção e edição de textos e de planilhas eletrônicas, efetuando as correções gramaticais necessárias. UC8 Sugestões de atividades: • Para o desenvolvimento de atividades que envolvam conhecimentos relacionados às quatro operações matemáticas, sistemas de medidas e razão e proporção, deve-se trabalhar com questões contextualizadas, tendo como referência a competência a ser desenvolvida na Unidade Curricular. • Atividades em laboratórios de informática para a produção e edição de textos e de planilhas eletrônicas, efetuando as correções gramaticais necessárias. UC9 Sugestões de atividades: • pesquisa de documentos relacionados com os processos de gestão de materiais e patrimônio das organizações; • simulação de um inventário – o professor pode usar canetas, tampinhas de garrafa, peças de lego – e montar uma atividade que envolva armazenagem e inventário. Pode incluir planilha de controle de estoque; • elaboração com os alunos de modelos de planilhas de controle de estoques, de manutenção e fichas de controles. UC10 Sugestões de atividades: • pesquisa de documentos relacionados com as operações logísticas das organizações; • estudo de caso para simulação das operações logísticas necessárias ao funcionamento de uma organização, com a indicação de demandas de pesquisa de fornecedores, compras, custos logísticos, modais, reestruturação do processo de recebimento, armazenagem, movimentação e distribuição dos produtos; • utilizar recursos tecnológicos para a apresentação de diversos softwares para uso na logística: Excel, Alcis, E-stock, Gestor CI etc., conforme a disponibilidade no ambiente de aprendizagem; • visitas técnicas a organizações com forte atuação logística, com análise das informações coletadas e apresentação do fluxo da operação logística. UC11 Sugestões de atividades: • pesquisa de documentos relacionados com os processos financeiros em organizações; • utilizar recursos tecnológicos para a apresentação de diversos softwares para uso na área financeira: Alterdata, Visual Sucessor, ERP, Suprema; uso de portal software público brasileiro, conforme a disponibilidade no ambiente de aprendizagem; • simulação para identificação das contas patrimoniais e de resultado; • estudo de caso com demanda para elaboração de cadastro, para apoio ao crédito e cobrança e operações financeiras com preenchimento, controle de fluxo e destinação dos documentos financeiros; • aplicação de atividades práticas de contas a pagar e receber, de abertura e fechamento de caixa. UC12 Sugestões de atividades: • pesquisa de indicadores econômicos e financeiros para cálculo e análise de indicadores financeiros de empresas reais (balanços retirados da Bm&F Bovespa) ou fictícias; • exercício para análise de conciliações contábeis, envolvendo o plano de contas contábeis e de custos; • a partir de estudo de caso, propor a elaboração de balanço patrimonial e fluxo de caixa, dentro dos procedimentos legais, formativos e financeiros; • aplicação de estudo de caso adequado às competências do técnico em administração, com vários dados de uma empresa fictícia para elaboração de fluxo de caixa, DRE e Balanço, conforme procedimentos legais, formativos e financeiros; • entrevistas com profissionais da área para pontuar aspectos relevantes, pontos de atenção nos processos e/ou problemas enfrentados. UC13 Sugestões de atividades: • sugere-se ao docente fazer levantamento de produtos consumidos pelos alunos e apresentar um estudo de caso de marketing a ele relacionado, a partir do qual deverá ser aplicada no ambiente de aprendizagem uma pesquisa com o potencial público consumidor, com coleta, tabulação e apresentação dos dados, utilizando para esta pesquisa as redes sociais utilizadas pelo grupo. A partir desses resultados, o docente deverá apresentar problemas do marketing para os quais os alunos contribuirão com soluções e cuja finalização seja um plano de marketing para reposicionar o produto no mercado. No final, o docente poderá solicitar a cada grupo que apresente sinteticamente suas propostas de plano de marketing e indicar ao grupo observador que pontue melhorias e problemas na proposição. UC14 Sugestões de atividades: • pesquisa de documentos de apoio administrativo em processos comerciais; • entrevistas com profissionais da área para conhecer aspectos relevantes, pontos de atenção nos processos e/ou problemas enfrentados; • visitas técnicas em pontos de venda de produtos semelhantes àqueles abordados no plano de marketing e no plano de vendas para análise comparativa com as proposições realizadas; • com base no plano de marketing formulado na Unidade Curricular 13 solicitar um plano de vendas; • simulação em ambiente de aprendizagem de um processo de vendas, com diversos tipos de serviços e produtos, em que possam ser trabalhadas todas as fases de vendas. UC15 Sugestões de atividades: • a apresentação do panorama internacional deve ser abordada na contextualização do comércio exterior, e não deve ultrapassar 4 horas da carga horária total desta Unidade Curricular. • pesquisa, análise e apresentação sobre organizações sediadas no município de residência dos alunos e que realizem operações de importação e exportação; • entrevista com profissionais que operam no segmento de importação e exportação para verificar, dificuldades, pontos de atenção, vantagens desse tipo de comércio, etc. UC16 Sugestões de atividades: • resolução de uma situação-problema na qual sejam aplicadas ferramentas de qualidade; • pesquisa, análise e apresentação de políticas de qualidade de empresas reais (busca em sites ou empresa em que o aluno trabalhe); • estudo de caso com simulação de fluxo de processos com coleta de resultados de indicadores da qualidade e indicação de problemas para que os alunos, ao aplicarem as ferramentas da qualidade, possam sugerir melhorias no mesmo, aproximando o estudo de caso da realidade dos alunos, sempre que possível.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; • ser diagnóstica e formativa; • permear e orientar todo o processo educativo; • verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); • permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback, em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. Forma de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso); • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Nacional do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo; • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido – A • Parcialmente atendido – PA • Não atendido – NA Ao término da Unidade Curricular • Atendido – A • Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida – D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado – AP • Reprovado – RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.