Técnicas Para Bartender

Não há.
O objetivo do curso de Técnicas Para Bartender é capacitar os participantes com habilidades e conhecimentos necessários para se tornarem bartenders competentes e proficientes na preparação e serviço de bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos. Alguns objetivos específicos desse curso: 1. Aprender técnicas de preparo de coquetéis: Capacitar os participantes com técnicas essenciais de preparo de coquetéis, incluindo técnicas de mistura, agitação, maceração, camadas e decoração, para criar uma variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas com sabor e apresentação atraentes. 2. Conhecer ingredientes e sua função: Fornecer conhecimento detalhado sobre os diferentes tipos de bebidas alcoólicas, licores, xaropes, sucos, refrigerantes, frutas e outros ingredientes utilizados na preparação de coquetéis, e como esses ingredientes afetam o sabor, aroma e textura das bebidas. 3. Explorar variedades de coquetéis: Introduzir os participantes a uma variedade de coquetéis clássicos e contemporâneos, incluindo martinis, mojitos, margaritas, caipirinhas, daiquiris, entre outros, permitindo que aprendam a preparar diferentes estilos e variações de coquetéis e explorem sua criatividade na criação de novas receitas. 4. Dominar técnicas de serviço: Ensinar técnicas adequadas de serviço de bar, incluindo manuseio de utensílios, preparo de guarnições, atendimento ao cliente, controle de estoque e limpeza do bar, garantindo um serviço eficiente, organizado e profissional. 5. Entender princípios de mixologia: Introduzir os participantes aos princípios da mixologia, incluindo equilíbrio de sabores, harmonização de ingredientes, técnicas de diluição e resfriamento, e como esses elementos contribuem para a qualidade e o sabor dos coquetéis. 6. Desenvolver habilidades de comunicação: Capacitar os participantes com habilidades de comunicação eficazes, incluindo atenção ao cliente, cortesia, resolução de problemas e venda sugestiva, para oferecer um serviço personalizado e de qualidade que atenda às expectativas dos clientes. Experiencias anteriores para realizar o curso: Trabalho em bares ou casas noturnas: Experiência prévia trabalhando diretamente em bares ou casas noturnas oferece aos participantes um entendimento prático do ambiente de trabalho em um bar, bem como habilidades básicas de preparo e serviço de bebidas. Experiência como barback ou auxiliar de bar: Ter trabalhado como barback, auxiliar de bar ou ajudante de bartender proporciona aos participantes uma visão detalhada das operações de um bar, incluindo preparação de ingredientes, reposição de estoque, limpeza de utensílios e atendimento ao cliente. Trabalho em restaurantes ou hotéis: Experiência em restaurantes, hotéis ou estabelecimentos de hospitalidade oferece aos participantes habilidades de atendimento ao cliente, comunicação e trabalho em equipe, que são fundamentais na profissão de bartender. Experiência em eventos: Trabalhar em eventos especiais, como casamentos, festas corporativas ou festivais, pode fornecer aos participantes uma experiência única em lidar com diferentes tipos de clientes e situações, além de desenvolver habilidades de trabalho sob pressão. Experiência em serviço ao cliente: Ter trabalhado em cargos que envolvem interação direta com clientes, como garçom, recepcionista ou atendente de loja, pode ser útil para os participantes entenderem a importância do serviço ao cliente e desenvolverem habilidades interpessoais.
Pré-requisitos
CPF
RG.
Ensino Fundamental Completo
Idade mínima: 18 anos
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). No desenvolvimento do curso, indica-se a necessidade da prática em ambiente pedagógico, de modo a colaborar no aprendizado do aluno para maior profissionalização dos serviços e manipulação dos equipamentos e utensílios a serem manuseados durante o preparo de bebidas e coquetéis. Utilização da Bibliografia: FURTADO, Edmundo. Copos de bar & mesa. 2. ed. São Paulo: Senac, 2014. PACHECO, Aristides de Oliveira. Manual do bar. 7. ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010. RICCETTO, Luli Neri. Uma dose de conhecimento sobre bebidas alcoólicas. Distrito Federal: Ed. Senac Distrito Federal, 2011. CARDOSO. Pedro Alves, CORRÊA Luisa. O mundo do bartender Ed. SENAC - São Paulo - SP - 2020.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. 7.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: 7.1.1. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA 7.1.2. Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND 7.1.3. Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado - AP Reprovado - RP 7.2. Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.