Preparo de Pizzas
O objetivo do curso de aperfeiçoamento em Preparo de Pizzas é capacitar os profissionais da gastronomia com habilidades específicas relacionadas à produção de pizzas de alta qualidade. Isso inclui: 1. Desenvolvimento de habilidades técnicas: Capacitar os participantes com as técnicas necessárias para preparar massas de pizza de diferentes estilos (como massa fina, massa pan, massa integral, entre outras), bem como a preparação de molhos de tomate e outras coberturas. 2. Conhecimento dos ingredientes: Fornecer conhecimento detalhado sobre os ingredientes utilizados na produção de pizzas, incluindo farinhas, fermento, tomates, queijos, ervas e outros ingredientes utilizados nas coberturas, garantindo uma compreensão completa de suas características e como utilizá-los da melhor forma. 3. Exploração de técnicas de fermentação: Ensinar sobre os princípios da fermentação da massa de pizza, incluindo diferentes métodos de preparo, tempos de fermentação e como isso afeta a textura e o sabor final da massa. 4. Aprendizado sobre variedades de pizzas:Introduzir os participantes a uma variedade de estilos de pizza, tanto tradicionais quanto contemporâneos, permitindo-lhes experimentar com diferentes combinações de ingredientes e explorar a criatividade na elaboração de novas receitas. 5. Aprimoramento da apresentação e sabor: Enfatizar a importância da apresentação visualmente atrativa das pizzas, bem como o equilíbrio de sabores entre a massa, o molho e as coberturas, garantindo pizzas deliciosas e bem elaboradas. 6. Preparação para atender às demandas do mercado: Capacitar os profissionais da gastronomia com as habilidades e conhecimentos necessários para atender às demandas dos clientes por pizzas de alta qualidade, seja em restaurantes, pizzarias, eventos ou serviços de catering. Experiencias anteriores para realizar o curso:
Pré-requisitos
Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Idade maior ou igual a 16 anos.
CPF
RG.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). Indica-se, ainda, a necessidade da ênfase ao trabalho em equipe desde o início do curso, particularmente fundamental para quem trabalha no preparo de pizzas, fortalecendo o processo de produção desta gastronomia.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.