Salgados para Festas

Objetivos do curso: - Ensinar técnicas de preparo de uma variedade de salgados para festas, incluindo coxinhas, rissoles, empadas, croquetes, entre outros.
- Proporcionar uma compreensão dos ingredientes utilizados na massa e no recheio dos salgados, assim como suas proporções ideais.
- Demonstrar o processo de preparação da massa e dos recheios, bem como a montagem e modelagem dos salgados.
- Instruir sobre os diferentes métodos de cocção dos salgados, como fritura, assamento e congelamento para posterior fritura ou assamento.
- Desenvolver habilidades na decoração e apresentação dos salgados, tornando-os visualmente atrativos para festas e eventos.
- Ensinar técnicas de planejamento e organização para preparar grandes quantidades de salgados de forma eficiente.
- Promover o conhecimento sobre as tendências e preferências atuais em salgados para festas.
- Capacitar os participantes a preparar salgados deliciosos e de alta qualidade, ideais para servir em festas, eventos e comemorações.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Fundamental Incompleto
Idade maior ou igual a 16 anos.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos (legislação, normas, etc.), e/ou habilidades (técnicas, equipamentos, etc.) e/ou atitudes (ética, trabalho em equipe, etc.) que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho. Nesse sentido, os cursos de Aperfeiçoamento, Programas Socioprofissionais, Socioculturais e Instrumentais devem contribuir para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se que sejam realizadas de situações de trabalho com os alunos de forma que os conteúdos teóricos sejam transmitidos de maneira prática e eficaz. De forma que muitas vivências sejam contempladas, desde os atendimentos mais básicos até às situações conflituosas e suas resoluções. Realizar práticas de preparo de salgados de festa de forma que o aluno consiga aprimorar seus conhecimentos e técnicas.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso, foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.