Reposição de Perecíveis

Este curso tem como objetivo dar subsídios para o aluno repor mercadorias e produtos perecíveis no ponto de vendas. É destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de reposição de perecíveis.
Pré-requisitos
CPF
RG.
CPF
RG.
CPF
RG.
CPF
RG.
Ensino Médio incompleto
Idade maior ou igual a 16 anos.
Requisito/conhecimento específico: gestão básica e áreas afins.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se que sejam realizadas atividades como simulações, estudos de caso, situações-problema, objetos de aprendizagem do Laboratório Virtual do Comércio, visitas técnicas e pesquisas que promovam a reflexão e análise das problemáticas abordadas para o desenvolvimento dos elementos e das Marcas Formativas Senac. Por meio das simulações, estudos de caso e situações-problema o docente poderá trazer para o ambiente de aprendizagem situações reais que contextualizem aspectos relacionados as características das mercadorias e produtos perecíveis, sua correta manipulação e atenção ao atendimento das normas que regulamentam e fiscalizam estas atividades. Recomenda-se que o docente indique aos estudantes a utilização dos objetos de aprendizagem disponíveis no Laboratório Virtual do Comércio, com o objetivo de vivenciar na prática, os pontos relacionados a reposição e manipulação de mercadorias perecíveis, atendendo as normas regulamentadoras. Deve-se orientar que os estudantes tragam para discussão em sala de aula suas experiências, dúvidas e observações para compartilhamento com o grupo. É importante que o docente indique e oriente os estudantes a realização de visitas técnicas em estabelecimentos comerciais que vendem mercadorias e produtos perecíveis, como supermercados, hortifrútis, padarias, etc., com o objetivo de observarem e pesquisarem sobre como é feita a reposição, organização e controle desta categoria de produtos. Posteriormente, esses dados podem ser utilizados para elaboração de relatórios e debates em sala de aula, além de subsidiar a prática profissional. Poderá ainda desenvolver no decorrer das aulas, um relatório de práticas de reposição de perecíveis relacionadas ao comércio em que o aluno ou grupo de alunos atuam. Produto: Relatório de práticas de reposição de perecíveis no comércio em que o aluno ou grupo de alunos atuam.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C ) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75 % da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75 % da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.