Vivendo a Inovação: Conexões e Descobertas no HSM+
Vivenciar e compreender os principais temas e tendências abordados no HSM+, explorando conceitos de inovação, liderança, transformação digital e novas formas de pensar a gestão contemporânea, de modo a desenvolver uma postura crítica, criativa e conectada com os desafios e oportunidades do futuro do trabalho.
Pré-requisitos
CPF
CPF
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular: O curso adota uma abordagem ativa e contextualizada, alinhada ao modelo pedagógico do Senac, priorizando o aprendizado por meio da resolução de problemas, experiências práticas e desenvolvimento de competências profissionais. Nesse sentido, o curso será conduzido por meio de aprendizagem experiencial, integrando observação, reflexão e aplicação prática. Durante a imersão no HSM+, os participantes terão acesso a palestras, painéis e espaços de interação, sendo orientados a observar criticamente as falas e experiências dos especialistas. Após os momentos vivenciais, serão promovidas rodas de conversa e análises de tendências, com o objetivo de sistematizar os aprendizados e transformá-los em estratégias aplicáveis. Ao término da imersão, os participantes elaborarão um relatório de insights e conexões, consolidando suas descobertas e propondo ações inovadoras para o contexto de atuação profissional.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: Avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; Ser diagnóstica e formativa; Permear e orientar todo o processo educativo; Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Indicador Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido – A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. Menção por Unidade Curricular Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular(es). Aprovado - AP Reprovado - RP Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.