Formação - Programação em Python
Não há.
Este curso tem como objetivo desenvolver as seguintes competências: desenvolver algoritmos em Python; desenvolver aplicações com interface gráfica em Python; e desenvolver aplicações web com Python. É destinado a profissionais e estudantes da área de tecnologia da informação (TI).
Pré-requisitos
Ensino Médio Cursando
Idade mínima: 15 anos
Requisito/conhecimento específico: conhecimentos básicos sobre lógica de programação e sobre acesso a arquivos em servidor e a registros em banco de dados.
CPF
RG.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1: Desenvolver algoritmos em Python. Sugere-se que o docente disponibilize um espaço de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências, no qual o aluno participe ativamente do processo por meio de resolução de problemas, estudos de caso de sucesso e estudos de caso de aplicações da linguagem, entre outras atividades propostas. O trabalho deve acontecer prioritariamente em laboratório de informática. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 2: Desenvolve aplicações com interface gráfica em Python. Sugere-se que o docente disponibilize um espaço de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências, no qual o aluno participe ativamente do processo por meio de projetos que utilizem tecnologias de interface e que apliquem questões relacionadas com usabilidade, validação e tratamento de erros/exceções para fins de desenvolvimento da interação com o usuário. O trabalho deve acontecer prioritariamente em laboratório de informática. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 3: Desenvolve aplicações web com Python. Sugere-se que o docente disponibilize um espaço de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências, no qual o aluno participe ativamente do processo por meio de projetos que integrem tecnologias de front-end e back-end, sendo o back-end na linguagem proposta do curso. O trabalho deve acontecer prioritariamente em laboratório de informática.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como objetivos: Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência: A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido ¯ A Parcialmente atendido ¯ PA Não atendido ¯ NA Ao final da Unidade Curricular Atendido ¯ A Não atendido ¯ NA Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida ¯ D Não desenvolvida ¯ ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (competências). Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme a legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado ¯ AP Reprovado ¯ RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.