Enfermagem em Home Care
O Profissional de Enfermagem em Home Care exerce um papel fundamental na recuperação do paciente. Diferentemente de um ambiente hospitalar, em Home Care, o Auxiliar ou Técnico de Enfermagem expende longas horas na residência do paciente, juntamente com sua família, e desenvolve seu trabalho sem o benefício da supervisão direta contínua de um Enfermeiro.
O curso tem como objetivo capacitar o aluno para atuar com cuidados de Enfermagem em domicílio. Buscando capacitar profissionais, para estarem aptos a lidar com as mais diversas situações de cuidados necessários, buscando proporcionar conforto e segurança para o paciente em seu domicílio, e tranquilidade para seus familiares.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Médio Completo
Idade mínima: 18 anos
Ter concluído o curso Técnico em Enfermagem
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia possibilitando a abordagem de temáticas para o aprimoramento pessoal ou profissional, sua fundamentação ou preparação para atividades profissionais. Deve-se usar estratégias pedagógicas que proporcione ao aluno uma participação ativa no desenvolvimento das competências requeridas. Deverão abranger situações diversificadas, através de problematização e simulação que gerem situações de aprendizagem desafiadoras, levando o aluno a um maior envolvimento, construindo com autonomia seu desenvolvimento profissional, aprendendo a aprender, aprendendo a fazer e aprendendo a ser. Todo treinamento deverá ser prático. Recomenda-se ao instrutor que no desenvolvimento da Unidade Curricular sejam realizadas atividades como estudos de caso, vídeos, simulações e situações-problema, promovendo debates e outras formas de reflexão e análise das problemáticas abordadas, que propiciem a vivência das ações profissionais, como por exemplo: Situação de conflito, administrar o tempo, e a atividade de trabalho, entre outras de igual importância no fazer profissional. Recomenda-se para este curso em específico, que sejam realizadas simulações de situações de trabalho com os alunos, de forma que os conteúdos sejam transmitidos de maneira integral. Utilizando ferramentas que visem dinamizar o processo ensino aprendizado, de forma que, muitas vivências sejam contempladas, em situações que conciliem a teoria à pratica
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo; • Ser diagnóstica e formativa; • Permear e orientar todo o processo educativo; • Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. 7.1 Forma de expressão dos resultados da avaliação: 7.1.1 Indicador Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido – A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. 7.1.2 Menção por Unidade Curricular Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND 7.1.3 Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular(es). Aprovado - AP Reprovado - RP 7.2 Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.