Aprendendo a Ler e Escrever com Jogos Digitais
Promover a alfabetização de crianças através do uso de jogos digitais, incentivando o aprendizado de leitura e escrita de forma lúdica, interativa e envolvente. Objetivos Específicos:
Pré-requisitos
Certidão de nascimento
Certidão de nascimento
Idade Entre 6 e 12 Anos.
A metodologia do curso é baseada no uso de jogos digitais como principal ferramenta pedagógica. As aulas serão interativas e as atividades práticas, onde as crianças aprenderão por meio da experimentação e repetição. Cada atividade será apresentada em formato de jogo, com desafios e recompensas que motivam os alunos a progredirem no processo de alfabetização. Os jogos utilizados incluem aplicativos que promovem a identificação de letras, leitura de palavras e formação de frases, além de jogos que incentivam a escrita. A metodologia também incluirá a prática de atividades físicas como complemento ao aprendizado, ajudando as crianças a desenvolver habilidades motoras que facilitam a escrita manual. O curso será oferecido em um ambiente controlado, onde as crianças poderão explorar os conteúdos de forma autônoma, mas com a orientação constante de um professor para garantir que os objetivos de aprendizado sejam alcançados.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.