Liderança Ágil
Este curso tem como objetivo subsidiar os participantes no uso de métodos, ferramentas e melhores práticas para formação de equipes orientadas por metodologias ágeis.
É destinado a estudantes e profissionais da área de TI, de administração e de projetos, gestores de equipes e interessados em metodologias ágeis de gerenciamento de projetos.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Médio Completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/conhecimento específico: conhecimentos em gestão de projetos e métodos ágeis.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais, garante a abordagem de determinados conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegiam a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho de sua formação e de seu desenvolvimento profissional. O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se que o docente promova situações de aprendizagem que incentivem o participante a exercer um papel ativo ao longo do curso e que fomente processos investigativos e colaborativos no contexto da prática profissional e da realidade do trabalho. As atividades devem estar alinhadas às melhores práticas na gestão de equipes ágeis, tendo em vista estimular a criatividade, a inovação e a geração de valor por meio de resolução de problemas, desenvolvimento de projetos, jogos, estudos de caso de sucesso, entre outras atividades que possibilitem a proposição de novas ideias e o aprendizado contínuo.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: • Concluiu (C) – quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. • Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser possibilitadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.