Promotor de Vendas
O Promotor de Vendas é o profissional responsável pela promoção de venda e orientação sobre mercadorias, produtos e serviços, mediante negociação de locais para exposição ou que sejam previamente definidos. É responsável pela limpeza, montagem e organização do ponto de venda, sinalizando a necessidade de abastecimento. Executa e orienta ações de merchandising de mercadorias, produtos e serviços no ponto de venda e promove degustação de produtos e serviços em empresas de diversos segmentos. Atua em feiras, eventos e estabelecimentos comerciais de atacado ou varejo, em dias e horários flexíveis, como autônomo ou contratado. Trabalha em equipe interagindo com profissionais de diversos setores e clientes. O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento Comércio. Sendo suas competências: A seguir estão as competências que compõem o perfil do Promotor de Vendas: • Realizar ações de promoção de mercadorias, produtos, serviços e marcas em diferentes canais de vendas. • Apresentar mercadorias, produtos e serviços
Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos: ? Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo; ? Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos; ? Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas; ? Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem; ? Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Pré-requisitos
Comprovante de residência.
RG.
Comprovante de residência.
Ensino Fundamental Completo
Idade maior ou igual a 16 anos.
CPF
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido. O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer. Orientações metodológicas específicas para a UC 1: Aprimorar o desempenho de marcas e produtos em diferentes canais de vendas Recomenda-se ao docente que, no desenvolvimento das aulas, sejam realizadas atividades como simulações, dramatizações, estudos de caso, situações-problema e pesquisas, promovendo debates, e outras formas de reflexão e análise das problemáticas abordadas. Os estudos de caso devem abordar cenários e aspectos locais envolvendo os alunos na sua realidade de atuação e devem explorar exemplos de normas/regras internas de empresas conforme práticas do mercado de diferentes segmentos do Comércio de Bens e serviços. Visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área, são essenciais para uma abordagem que torne possível verificar aspectos relacionados à atuação desse profissional na prática, o que contribui para a observação das atitudes e dos valores mobilizados pelos alunos em diferentes contextos e situações. O docente pode elaborar, com os alunos, roteiros para entrevistas com profissionais da área, orientando quanto à aplicação do instrumento e debatendo seus resultados em sala de aula. É importante prever visitas técnicas a estabelecimentos do comércio que pratique exposição de produtos em formato de PDV, com o objetivo de proporcionar ao educando contato direto com a profissão e ao observar a rotina de trabalho dos promotores de venda. Posteriormente, esses dados podem ser utilizados para elaboração de relatórios, simulações e debates em sala de aula. O docente pode planejar situações de aprendizagem que propiciem a vivência das ações profissionais do promotor de vendas, como por exemplo: negociar e montar áreas de exposição (PDV), planejar promoção de vendas, aplicar técnicas de identidade visual no ponto de venda (PDV), aplicar técnicas de organização e exposição de produtos no ponto de venda, divulgar mercadorias e produtos. Proporcionar o uso de tecnologias em sala de aula e buscar parcerias para demonstração das tecnologias utilizadas pelo Promotor de vendas na sua prática profissional. A sala de aula invertida, ensino híbrido e Rotação em estações de trabalho, são boas estratégias para diversificar as aulas. Além da avaliação do desenvolvimento das competências, o docente deve também prever estratégias de autoavaliação da aprendizagem dos alunos Orientações metodológicas específicas para a UC 2: Apresentar mercadorias, produtos e serviços Recomenda-se ao docente utilizar filmagens com dispositivos móveis para simular orientação sobre diferentes mercadorias e produtos e promover debates a respeito da qualidade das informações prestadas. Além disso pode promover pesquisas a respeito de diferentes marcas e suas mercadorias e produtos encontrados no comércio local e de como organizar estas informações para consultas com o objetivo de se preparar para orientações aos clientes. É importante a simulação que possibilite abordar e atender clientes, apresentar mercadorias, produtos e serviços, administrar o tempo e a atividade de trabalho, entre outras de igual importância no fazer profissional. Proporcionar o uso de tecnologias em sala de aula e buscar parcerias para demonstração das tecnologias utilizadas pelo Promotor de vendas na sua prática profissional. A sala de aula invertida, ensino híbrido e Rotação em estações de trabalho, são boas estratégias para diversificar as aulas. Além da avaliação do desenvolvimento das competências, o docente deve também prever estratégias de autoavaliação da aprendizagem dos alunos. Orientações metodológicas específicas para a UC 3: Projeto Integrador Recomenda-se ao docente que, após a definição do tema, elabore com os alunos um plano de ação com as devidas entregas, que deverão ocorrer no decorrer das UCs 1 e 2. Como estratégia metodológica sugere-se a realização de pesquisas sobre mercadorias e produtos, locais comerciais nos quais podem ser realizadas entregas do Projeto Integrador e que os alunos possam utilizar filmagens com dispositivos móveis para realizar entrevistas, analisar a organização de espaços comerciais apresentar entregas que envolvam orientação a clientes e organização de ambientes com a exposição de produtos. Recomenda-se que o docente possa acompanhar as visitas dos grupos ou caso não seja possível que certifique-se de sua devida apresentação como alunos da instituição.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; • ser diagnóstica e formativa; • permear e orientar todo o processo educativo; • verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); • permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback em que docente e aluno possam, juntos, fazer correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. Forma de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para fazer os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido – A • Parcialmente atendido – PA • Não atendido – NA Ao fim da Unidade Curricular • Atendido – A • Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida – D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado – AP • Reprovado – RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.