Assistente de Marketing e Vendas
O Assistente de Marketing e Vendas é o profissional que participa dos processos de planejamento, desenvolvimento e aplicação do composto de marketing, pesquisando dados e informações para apoiar a execução das ações planejadas e os processos de pré-venda, venda e pós-venda. Atende às demandas de clientes internos e externos, relacionando-se com equipes de diversos setores. Esse profissional atua nos processos relativos às ações de marketing e comercialização em organizações dos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo e demais segmentos econômicos. O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Gestão. A seguir estão as competências que compõem o perfil do Assistente de Marketing e Vendas: • Auxiliar o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação do composto de marketing das organizações; • Executar atividades de apoio administrativo em processos comerciais.
Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos: • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo; • Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos; • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas; • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem; • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Incompleto
Idade maior ou igual a 14 anos.
Comprovante de residência.
CPF
RG.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido. O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1: Auxiliar o planejamento, desenvolvimento e a aplicação do composto de marketing das organizações Sugere-se ao docente fazer levantamento de produtos consumidos pelos alunos e apresentar um estudo de caso de marketing a ele relacionado, a partir do qual deverá ser aplicada uma pesquisa com o potencial público consumidor, com coleta, tabulação e apresentação dos dados, além de se utilizar da técnica do benchmarking. Utilizar, para esta pesquisa, as redes sociais, explorando o conhecimento do marketing nas redes sociais e as habilidades e atitudes/valores associados a ele, consequentemente, reforçando a tecnologia apostada como tendência de mercado. A partir desses resultados, o docente deverá apresentar problemas do marketing para os quais os alunos contribuirão com soluções e cuja finalização seja elaborar o plano de marketing para reposicionar o produto no mercado. Por fim, o docente poderá solicitar a cada grupo que apresente suas propostas de plano de marketing e indicar ao grupo observador que aponte oportunidades de melhorias na proposição. O docente também poderá apresentar vídeos de comerciais/propagandas para os alunos, em aulas expositivas dialogadas, como estímulo para o estudo, fazendo uso de perguntas instigantes para mediar o processo de aprendizagem, tais como: como são desenvolvidas as campanhas de marketing? Como identificar os públicos-alvo? Questionar sobre o produto, preço, promoção e praça. Associado a isso, poderia ser proposto a “Tempestade de Ideias” como atividade que também resgata conhecimentos prévios dos alunos sobre esses assuntos. Em seguida, seriam sugeridas leituras/bibliografias sobre os assuntos relacionados, finalizando com a apresentação das teorias pelos alunos por meio de seminários. Sugere-se, também, visitas técnicas em shopping centers para os alunos identificarem segmentação: conceito, tipos e nichos de mercado; entrevistas com especialistas e estudos de caso sobre comportamento do consumidor para os alunos identificarem aspectos psicológicos, econômicos, sociais e demográficos desse consumidor, e dramatizações de situações de trabalho de marketing e vendas reais. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 2: Executar atividades de apoio administrativo em processos comerciais Sugere-se atividades de pesquisa de documentos que envolvam apoio administrativo em processos comerciais: contrato comercial, solicitação de serviços, processos de pré-venda, venda, pós-venda, relatórios de acompanhamento de metas e indicadores. Podem ser propostas palestras com profissionais de marketing e vendas sobre utilização de plano de marketing, e suas etapas como: definição de público alvo e estratégias aplicadas para obter resultados, além dos processos e controles comerciais utilizados na prática. Sugere-se visitas a pontos de vendas (PDVs), para que os alunos possam analisar aspectos relacionados à comercialização, desenvolvendo capacidade de análise crítica. Pode-se, também, propor a elaboração de modelos de planilhas de controle de vendas, escala e plantões de trabalho (para empregados) e outras atividades que tenham relação com funções administrativas de processos comerciais. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 3: Projeto Integrador Assistente de Marketing e Vendas Recomenda-se que o docente apresente o tema gerador na primeira semana de contato com os alunos, que devem validá-lo, podendo sugerir modificações ou acréscimos para a proposta. Cabe ao docente avaliar com os alunos a pertinência e a viabilidade das adequações. É essencial estabelecer cronograma de trabalho, com etapas e prazos para as entregas, apresentando-o formalmente aos alunos. O docente poderá optar por trabalhar com um tema gerador diferente daqueles aqui sugeridos, desde que constitua uma situação-problema e atenda aos indicadores para avaliação. Para tanto, é sugerido que utilize estratégias de ensino que possibilitem aos alunos a resolução dessa situação-problema (desafios) com a proposição de novos produtos ou serviços, tais como: estudos de caso, visitas técnicas em empresas na localidade, criação de empresas fictícias (simulações), dentre outras que permitam a o aluno apresentar sugestões criativas e adequadas à atividade proposta. Havendo a necessidade de utilização de local externo, é recomendável que o docente verifique a disponibilidade, bem como, adequação para a realização da atividade. Ao final do PI, os alunos socializam os resultados com a turma e com as empresas, no caso da realização de um estudo local. Para a apresentação o docente pode estimular a utilização de recursos tecnológicos: gravação de vídeo, exibição do making off e outros formatos apropriados. Os docentes devem acompanhar as entregas parciais, quando houver e conforme previsto no cronograma, auxiliando os alunos na realização e consolidação das pesquisas. É importante que todos os docentes do curso participem da elaboração, execução e apresentação dos respectivos resultados. No momento de síntese, é feita a sistematização das informações e referências pesquisadas e das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, de modo que a análise desse processo subsidie a construção do conhecimento e a apresentação das soluções encontradas pelos alunos que impactaram na comunidade ou entorno.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.