Inglês Básico para Habilidades Profissionais

Capacitar os participantes com conhecimentos básicos de inglês voltados para o ambiente profissional, facilitando a comunicação, a compreensão de instruções e a interação com colegas e clientes em situações cotidianas de trabalho.
Pré-requisitos
CPF e RG
Ensino Fundamental Incompleto
Idade maior ou igual a 16 anos.
A proposta do presente curso, mesmo não se comprometendo com o desenvolvimento de competências profissionais integralmente, garante a abordagem de determinados conhecimentos, que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo. As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho, contribuindo para a constituição ou fortalecimento de competências requeridas pelos itinerários formativos que possibilitem ao aluno traçar o caminho da sua formação e do seu desenvolvimento profissional. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Neste sentido, sugere-se aulas dinâmicas, prevalecendo a articulação entre as quatro habilidades de estudos (reading, speaking, listening e writing – leitura, fala, escuta e escrita), atividades com músicas, filmes, vídeos e simulações de situações do cotidiano para a prática do idioma em conversação. Além destas, podem ser realizadas visitas técnicas em ambiente onde o aluno deverá ter contato com falantes do idioma (teatros, museus, hotéis, aeroportos, etc), que contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto de um determinado itinerário formativo.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: Avaliar o atendimento do objetivo no processo formativo. Ser diagnóstica e formativa; Permear e orientar todo o processo educativo; Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Indicador Toda a aprendizagem deve ser acompanhada ao longo do processo. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para registrar esse acompanhamento; Foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no momento da avaliação: Atendido – A Parcialmente atendido - PA Não atendido – NA Essas menções deverão ser registradas pelo professor de acordo com o nível de atendimento do indicador do objetivo e ao final do curso nenhum aluno poderá ter menção PA, pois se o aluno não recuperou até o final do curso, o indicador não foi atendido, devendo o professor registrar a menção NA. Menção por Unidade Curricular Ao término da unidade curricular se o indicador não for atingido esta será considerada como não desenvolvida. É com base na menção do indicador e na frequência mínima de 75% que se estabelece a menção da Unidade Curricular. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. As menções possíveis para a Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Menção para aprovação no curso Não desenvolvida – ND Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) na(s) unidade(s) curricular(es). Aprovado - AP Reprovado - RP Recuperação: Constatado a dificuldade do aluno, poderão ocorrer recuperações por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem.