Desenvolvimento Web - Front End
Não há.
Este curso tem como objetivos desenvolver as seguintes competências: desenvolver imagens em aplicações web com Photoshop; codificar interface de websites utilizando linguagem de marcação com aplicação de estilos; e desenvolver recursos de interatividade no conteúdo web com JavaScript. É destinado a profissionais e estudantes que desejam ampliar seus conhecimentos em desenvolvimento e manipulação de imagens para aplicações web, visando à atuação em diversos contextos profissionais, como: marketing, publicidade, produção de conteúdo e vídeo para web, estúdios digitais, produtoras de aplicativos, editoras, entre outros.
Pré-requisitos
Comprovante de Escolaridade (Ensino Fundamental Cursando)
CPF e RG
Idade maior ou igual a 14 anos.
Requisito/conhecimento específico: editores de texto, planilhas eletrônicas, lógica de programação e linguagem de programação web.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac tem Marcas Formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular: UC1 ¯ Desenvolver imagens em aplicações web com Photoshop Sugere-se a experimentação das diversas formas de utilização das ferramentas de seleção e refinamento, camadas, máscaras, pincéis, grids e opções de alinhamento em projetos que contemplem os padrões de comunicação visual para web, como a criação de posts para mídias digitais, leiaute de aplicativos e sites, entre outros. Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular: UC 2 ¯ Codificar interface de websites utilizando linguagem de marcação com aplicação de estilos Sugere-se que o docente contextualize o conteúdo a ser visto por meio da navegação em sites que atendam aos padrões de usabilidade e navegabilidade, nos quais os alunos possam entrar em contato e aplicar os conceitos no website que desejam desenvolver com o uso de HTML e CSS, possibilitando a compreensão do objetivo de cada uma dessas linguagens e as conexões entre elas. Sugere-se que as aulas sejam desenvolvidas a partir de situações reais, nas quais o JavaScript seja utilizado, como forma de consolidar a prática formativa, estimulando sempre o aprender fazendo, com atividades práticas que envolvam a utilização do JavaScript e que façam parte do contexto do mercado de trabalho, aproximando o conteúdo do curso da realidade na qual os conhecimentos aprendidos poderão ser utilizados.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como objetivos: Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando-se se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência: A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo: Atendido ¯ A Parcialmente atendido ¯ PA Não atendido ¯ NA Ao final da Unidade Curricular Atendido ¯ A Não atendido ¯ NA Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida ¯ D Não desenvolvida ¯ ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (competências). Além da menção D (desenvolvida), ele deve ter frequência mínima de 75%, conforme a legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado ¯ AP Reprovado ¯ RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.