Assistente de Contabilidade

O assistente de contabilidade é o profissional que auxilia os processos contábeis e financeiros das empresas. Realiza o controle e arquivamento de documentos e a apuração de impostos com suas obrigações acessórias. Efetua, ainda, os registros contábeis, bem como o cálculo das obrigações trabalhistas. Executa suas funções sob a supervisão de profissional contábil legalmente habilitado, se relacionando com clientes internos e externos e interagindo com equipes de profissionais de diversos setores. Atua em organizações pública, privada, de terceiro setor, de pequeno, médio ou grande portes. O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir” e pertence ao segmento Gestão. A seguir estão as competências que compõem o perfil do Assistente de contabilidade: Realizar procedimentos contábeis do departamento pessoal. Assessorar os procedimentos de escrituração contábil. Auxiliar na apuração e cálculo de tributos.
O objetivo é formar profissionais com competências técnicas e estratégicas para atuar e intervir de maneira eficiente em seu campo de trabalho, promovendo soluções inovadoras e alinhadas às demandas do mercado. Além disso, busca-se desenvolver habilidades analíticas, de tomada de decisão e de gestão, garantindo que os profissionais sejam capazes de otimizar processos, melhorar a produtividade e contribuir para o alcance de resultados sustentáveis nas organizações.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Completo
Idade maior ou igual a 15 anos.
CPF
RG.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno diante de situações de aprendizagem que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e o contexto da ocupação. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento da marca formativa Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. Desde o início do curso, os alunos são incentivados a planejar sua trajetória profissional, analisando cenários de mercado, tendências da área e oportunidades de carreira. O desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais é alinhado às Marcas Formativas do Senac, que incluem: • Domínio técnico-científico • Visão crítica e tomada de decisão • Criatividade e atitude empreendedora • Colaboração e comunicação • Autonomia digital • Atitude sustentável O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação ao contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido. Metodologia Ação-Reflexão-Ação A metodologia do curso está estruturada no ciclo ação-reflexão-ação, garantindo que os alunos desenvolvam competências de forma integrada e contínua: 1. Ação – O aluno é inserido em situações desafiadoras, que podem envolver estudos de caso, simulações, resolução de problemas ou atividades práticas que reflitam o ambiente de trabalho. 2. Reflexão – A partir da experiência vivida, o aluno é incentivado a analisar criticamente sua atuação, identificando pontos fortes, dificuldades e possíveis melhorias. Essa reflexão pode ocorrer por meio de debates, registros escritos, feedbacks ou discussões guiadas pelo docente. 3. Nova Ação – Com base na análise realizada, o aluno ajusta sua abordagem e aplica os novos aprendizados em novas situações, consolidando sua competência profissional e desenvolvendo uma postura proativa e inovadora. Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular UC1: Realizar procedimentos contábeis do departamento pessoal Sugere-se que sejam realizadas propostas que possibilitem aos alunos uma visão sistêmica de uma organização empresarial, suas características, todos os setores envolvidos e suas inter-relações com o departamento pessoal. É importante que percebam a relação do setor contábil com a toda a organização, os dados gerados por cada setor que impactam na atividade contábil, quais informações são obtidas com a sistematização destes dados e a contribuição destas informações para o planejamento estratégico da empresa. Em relação aos processos de departamento pessoal destacam-se desafios que busquem o aprimoramento de processos de rotinas de pessoal relacionados à contabilidade, privilegiando o trabalho em equipe, simulações e experiências práticas. A partir do trabalho em duplas entre os alunos é possível fazer a simulação da contratação de um funcionário, em que um dos alunos é o profissional responsável pela admissão e o outro o funcionário a ser admitido. O processo de demissão também pode ser simulado e solicitado que sejam averiguados todos os pagamentos pertinentes e o impacto para a empresa conforme a natureza da demissão, por justa causa ou não, considerando se houve o cumprimento de aviso prévio, tempo de serviço e outras variáveis. Recomenda-se que o docente elabore situações de aprendizagem que problematizem essa dinâmica, com possibilidades de análise de procedimentos padrão e estratégias de melhoria. É essencial que o docente faça o resgate do conhecimento prévio dos alunos em relação às operações matemáticas necessárias para a realização das atividades e que são essenciais para os profissionais da área contábil. Caso seja necessário, é importante que o docente indique maneiras de os alunos resgatarem este conhecimento a partir de livros e vídeos que abordem o desenvolvimento das operações básicas da matemática. Solicitar que os alunos efetuem diversos cálculos, como forma de praticar a temática abordada. UC 2: Assessorar os procedimentos de escrituração contábil Nesta unidade curricular os alunos terão a possibilidade de entender melhor qual o objetivo principal da contabilidade para as empresas e o papel do assistente de contabilidade neste contexto. O docente poderá fazer uma relação com os conteúdos abordados na UC1 – “Realizar procedimentos contábeis do Departamento pessoal” e identificar com quais setores, principalmente, o contábil se relaciona e depende de informações. Os alunos devem ser sensibilizados do seu papel dentro de uma organização e a responsabilidade e impactos das suas ações para o registro e consolidação das informações em documentos específicos. Eles terão o seu primeiro contato com os principais demonstrativos contábeis e suas características. Desta forma, o docente poderá propor atividades que possibilitem o conhecimento da estrutura do demonstrativo e importância, favorecendo o entendimento de quais são as principais informações obtidas a partir destes documentos. Os desafios contribuem para que os alunos busquem o pleno entendimento acerca dos processos de escrituração contábil e alterações patrimoniais relativas às organizações, privilegiando o trabalho em equipe, as simulações e experiências práticas. Recomenda-se que o docente elabore situações de aprendizagem que problematizem a dinâmica dos processos de escrituração, com possibilidades de análise de procedimentos padrão e estratégias de melhoria. Os conhecimentos e atividades relativas a cálculos, planilhas eletrônicas e demais sistemas da informação poderão ser mobilizados em resgate do conhecimento prévio e da UC1 – “Apoiar os processos do departamento pessoal relacionados à contabilidade” trazendo para a prática da competência. É essencial, assim como na UC 1, que o docente faça o resgate do conhecimento prévio dos alunos em relação às operações matemáticas necessárias para a realização das atividades desta competência. UC 3: Auxiliar na apuração e cálculo de tributos Recomenda-se uma abordagem resumida, porém cuidadosa da legislação para que se possa relacionar a aplicação da legislação ao aspecto prático dos recolhimentos tributários. Por isso, sugere-se pesquisa e debate sobre os pontos específicos da legislação ao invés de leitura e exposição. É importante que sejam apresentadas situações práticas em que os alunos deverão identificar os tributos, sua competência, fato gerador, alíquotas e base de cálculo, para então proceder o cálculo do valor do tributo a ser pago. Para alinhar o conhecimento à UC2 – “Assessorar os procedimentos de escrituração contábil”, indica-se solicitar aos alunos que o valor identificado dos impostos seja lançado nos demonstrativos correspondentes e verificar o impacto para o resultado da empresa. Os conhecimentos e atividades relativos a cálculos e planilhas eletrônicas e demais sistemas da informação poderão ser mobilizados em resgate do conhecimento prévio e da UC1 – “ Realizar procedimentos contábeis do Departamento pessoal”, trazendo para a prática da competência. É essencial, assim como nas UCs 1 e 2, que o docente faça o resgate do conhecimento prévio dos alunos em relação às operações matemáticas necessárias para a realização das atividades e que são essenciais para esta competência.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos: Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. 8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. 8.1.1. Menção por indicador de competência: A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido – A Parcialmente atendido – PA Não atendido – NA Ao final da Unidade Curricular Atendido – A Não atendido - NA 8.1.2. Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND 8.1.3. Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado – AP Reprovado – RP 8.2. Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.