Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
O objetivo deste curso de aperfeiçoamento é capacitar os profissionais que já atuam no segmento da Hospitalidade a aprimorar suas habilidades e conhecimentos em relação às Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. Ao oferecer este curso, buscamos: 1. Promover a excelência na manipulação de alimentos: Proporcionar aos profissionais da hospitalidade o conhecimento necessário para aplicar as melhores práticas na manipulação, armazenamento e preparo de alimentos, garantindo a qualidade e segurança dos produtos servidos aos clientes. 2. Atualizar em conformidade com regulamentações: Manter os participantes atualizados em relação às regulamentações e normas vigentes relacionadas à manipulação de alimentos, garantindo o cumprimento das exigências legais e sanitárias. 3. Reduzir riscos de contaminação: Capacitar os profissionais a identificar e adotar medidas preventivas para reduzir os riscos de contaminação alimentar, protegendo a saúde dos consumidores e a reputação do estabelecimento. 4. Aprimorar a qualidade do serviço: Aprimorar as habilidades dos profissionais no manuseio de alimentos contribui para a melhoria da qualidade do serviço oferecido aos clientes, aumentando sua satisfação e fidelização. 5. Aumentar a competitividade: Profissionais bem treinados em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos podem contribuir para diferenciar o estabelecimento no mercado, agregando valor à marca e aumentando sua competitividade.
Pré-requisitos
Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima: 18 anos
Requisito/Conhecimento específico: Recomenda-se conhecimento mínimo em gastronomia e boas práticas de manipulação de alimentos.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia, possibilitando a abordagem de temáticas para o aprimoramento pessoal ou profissional, sua fundamentação ou preparação para atividades profissionais. Deve-se usar estratégias pedagógicas que proporcionem ao aluno uma participação ativa no desenvolvimento das competências requeridas, abrangendo situações diversificadas, através de problematização e simulação que gerem situações de aprendizagem desafiadoras, levando o aluno a um maior envolvimento, construindo com autonomia seu desenvolvimento profissional, aprendendo a aprender, aprendendo a fazer e aprendendo a ser. Todo treinamento será prático. Recomenda-se ao instrutor que no desenvolvimento da Unidade Curricular sejam realizadas atividades como estudos de caso, vídeos, simulações e situações-problema, promovendo debates e outras formas de reflexão bem como análise das problemáticas abordadas, que propiciem a vivência das ações profissionais. Neste sentido, sugere-se: Realizar simulações de situações de trabalho com os alunos de forma que os conteúdos teóricos sejam transmitidos de maneira prática e eficaz. De forma que muitas vivências sejam contempladas; Abordar com leveza e de forma prática as legislações e resoluções pertinentes; Executar receitas que possibilitem a utilização das Boas Práticas em relação a higiene, manipulação, armazenamento e conservação da preparação.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Indicador A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado - AP Reprovado - RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.