Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados

O Aprendiz em Serviços de Supermercados é qualificado para executar atividades de empacotamento, controle de estoque, bem como a reposição de mercadorias e produtos, em empresas do segmento supermercadista. Este profissional empacota mercadorias e produtos, organiza e controla o estoque, bem como abastece o ponto de venda, em diferentes empresas do segmento supermercadista. Na realização de suas atividades, interage com as equipes dos diversos setores da empresa. O profissional qualificado no Programa de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados, destaca-se principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. O curso Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023. O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Empacotador/Embalador, Estoquista/Almoxarife e Repositor de mercadorias, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem - CONAP. Este curso está situado no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento “Comércio”. A seguir, as competências das ocupações que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de Supermercados: Empacotador/Embalador - Realizar atividades de apoio aos processos de frente de caixa em supermercados - Embalar e Empacotar mercadorias e produtos. Estoquista/Almoxarife - Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico. - Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos. Repositor de Mercadorias - Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços. - Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos.
Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
Pré-requisitos
Carteira de Trabalho
Comprovante de residência.
Contrato de trabalho.
CPF
RG.
Comprovante de Escolaridade (Cursando anos finais do ensino fundamental)
Idade maior ou igual a 14 anos.
Idade máxima de 24 anos incompleto.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação. As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento das Marcas Formativas Colaboração e Comunicação, Visão Crítica, Criatividade e Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras Unidades Curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que apresenta e histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos. Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento. No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI na primeira semana do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos). Devem também contemplar conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI, XII do art. 18 da Portaria MTE nº 3.872/2023. Nesse sentido, as propostas devem contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes e ter como foco a vida e a carreira do jovem aprendiz, ultrapassando, portanto, a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares. No tocante à apresentação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional. Deve, ainda, incitar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com todos os alunos e a equipe pedagógica, zelando para que a apresentação estabeleça uma aproximação com o contexto profissional. Caso o resultado não atenda aos objetivos iniciais do planejamento, não há necessidade de novas entregas, mas o docente deve propor que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de verificar o que acarretou o resultado obtido. O domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e comunicação, a criatividade e atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável são Marcas Formativas a serem evidenciadas ao longo de todo o curso. Elas reúnem uma série de atributos que são desenvolvidos e/ou aprimorados por meio das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, e têm como função qualificar e diferenciar o perfil profissional do egresso no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, compete à equipe pedagógica identificar os elementos de cada UC que contribuem para o trabalho com as marcas. Dessa forma, elas podem ser abordadas com a devida ênfase nas unidades curriculares, a depender da proposta e do escopo das competências. Portanto, trata-se de um compromisso educacional promover, de forma combinada, tanto o desenvolvimento das competências como das Marcas Formativas, com atenção especial às possibilidades que o Projeto Integrador pode oferecer. Obs.: Caso o Departamento Regional possibilite, excepcionalmente, a flexibilidade de ingresso de aprendizes no curso em andamento, atendendo ao que consta no Manual da Aprendizagem, do Ministério do Trabalho e Emprego, esta deve ocorrer, obrigatoriamente, na primeira Unidade Curricular de cada ocupação, ou seja, UC 1, UC 4 e UC 7. Orientações Gerais para todas as Unidades Curriculares: Recomenda-se ao docente no desenvolvimento das Unidades Curriculares a realização de atividades como dramatizações, situações problema e pesquisas, após as quais possa realizar debates e júri simulado. Este exercício possibilita ao docente avaliar as Marcas Formativas, como por exemplo, o domínio técnico e científico e a visão crítica que ficam evidentes na fundamentação de uma análise de estudo de caso, na resolução de uma situação problema ou na defesa de um ponto de vista, bem como também subsidiam a avaliação do desenvolvimento das competências, por meio de seus indicadores. Da mesma forma, trabalhos em grupo, como projetos, que contemplem pesquisa, problemas a serem solucionados e propostas de melhoria, fornecem possibilidades de desenvolvimento das atitudes colaborativa, sustentável e empreendedora bem como o protagonismo juvenil, social e econômico. Entrevistas com profissionais da área bem roteirizadas pelo docente em conjunto com os alunos, realizadas por estes últimos em ambientes das organizações proporcionam momentos de síntese e aplicação, quando seus resultados são apresentados e debatidos em sala de aula. Para o desenvolvimento da Prática Profissional da Aprendizagem é necessário considerar todo o Decreto nº 6481/2008 que “regulamenta os artigos 3o, alínea “d”, e 4o da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação”. No curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados deve-se dar especial atenção aos seguintes itens do referido decreto: 39, 51,60, 63, 70, 72,78, 79, 80, 81, 82, 83,85, 86, 87 e 89. Na oferta do curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados, na modalidade a distância, o aprendiz deve realizar os estudos teóricos em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), durante 2 horas/dia, no período de segunda a quinta-feira. Conforme legislação vigente, até 10% da carga horária teórica pode ser feita de maneira flexível por meio de atividades de qualificação complementar, as quais incluem atividades não presenciais, encontros temáticos, visitas culturais, dentre outros. Caberá a cada Departamento Regional especificar as atividades de qualificação complementar que serão realizadas regionalmente no âmbito deste curso. Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 1: Realizar atividades de apoio aos processos de frente de caixa em supermercados. Nesta Unidade Curricular, os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE nº 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional. 1.1 Elementos da competência para contextualização: Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Apresentação, higiene pessoal e etiqueta profissional. 2. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude. 2.1 Elementos da competência para contextualização: Normas regulamentadoras relativas à sinalização de segurança do trabalho. Ergonomia NR 17 (Anexo I) e qualidade de vida no trabalho Código de Defesa do Consumidor: Cap. I (disposições gerais, arts. 1,2 e 3); Cap. III - direitos básicos do consumidor; Cap. IV - qualidade de produtos/serviços, da prevenção e reparação de danos (Seção 1 - arts. 8, 9 e 10; Seção 2 - arts. 12, 13 e 14); Cap. V - práticas comerciais (Seção 2 - art. 31; Seção 3 - arts. 36 e 370. 3. Educação financeira. 3.1 Elementos da competência para contextualização: Sistema de consulta de preços, etiquetas e estrutura do código de barras GS1 - “EAN-13”. 4. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude. 4.1 Elementos da competência para contextualização: Técnicas e tipos de atendimento: personalizados, diferenciados (idosos; crianças; pessoas com deficiência; gestantes). Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Apresentação, higiene pessoal e etiqueta profissional. O setor supermercadista: evolução no Brasil, porte, conceito, características, tipos e estratégias. Estrutura e funções dos setores do supermercado. Higiene pessoal e etiqueta profissional. 5. Abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU e de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora. 5.1 Elementos da competência para contextualização: Organização, limpeza e higienização do ambiente de trabalho: procedimentos, produtos e utensílios Orientações metodológicas específicas para a Unidade Curricular 2: Embalar e Empacotar mercadorias e produtos Nesta Unidade Curricular, os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. art. 18 da Portaria MTE nº 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos. 1.1 Elementos da competência para contextualização: As quatro operações matemáticas: adição, subtração, divisão e multiplicação. Sistemas de medidas: comprimento, massa, capacidade, volume, superfície e relação entre volume e capacidade, multiplicação e divisão de decimais. Razão e Proporção. 2. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude. 2.1 Elementos da competência para contextualização Normas de Segurança no trabalho.Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs) para as atividades de embalagem: definição, tipos e principais características. Respeito à diversidade e cordialidade no trato com os clientes. 3. Noções e competências para economia verde e azul. 3.1 Elementos da competência para contextualização Boas práticas na manipulação de alimentos: Contaminação alimentar (físico, químico e biológico). Higiene, sanitização, controles de qualidade. 4. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude. 4.1 Elementos da competência para contextualização Conceitos e características de mercadorias e produtos: perecíveis e não perecíveis, de limpeza, higiene, entre outros. 5. Abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU e de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora. 5.1 Elementos da competência para contextualização Boas práticas na manipulação de alimentos: Contaminação alimentar (físico, químico e biológico), Higiene, sanitização, controles de qualidade. Tipos de embalagens, etiquetas e identificações comerciais para mercadorias e produtos. Tipos de máquinas para embalagem. Técnicas de e embalagem de mercadorias e produtos. Em relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor situações e atividades de aprendizagem que envolvam conhecimentos relacionados às quatro operações matemáticas, sistemas de medidas e razão e proporção, desde que contextualizadas. Orientações metodológicas específicas para a Unidade curricular 4: Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico Nesta Unidade Curricular, os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. art. 18 da Portaria MTE nº 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital. 1.1 Elementos da competência para contextualização Procedimentos de arquivo e protocolo: físico e digital. Tipos de documentos: pedido de compra, nota fiscal, romaneio de carga, ficha de inspeção, ficha de cautela, requisição de materiais. Produção de relatório e interpretação de textos: coesão e coerência textual. 2. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos. 2.1 Elementos da competência para contextualização Indicadores de desempenho de recebimento: programado versus realizado. Sistema de informação no controle de entrada e saída de cargas: editor de textos e planilha eletrônica. 3. Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional. 3.1 Elementos da competência para contextualização Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização 4. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude. 4.1 Elementos da competência para contextualização Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs): definição, tipos de principais características (NR6). 5. Educação financeira. 5.1 Elementos da competência para contextualização Tipos de documentos: pedido de compra, nota fiscal, romaneio de carga, ficha de inspeção, ficha de cautela, requisição de materiais. Metodologias de codificação e classificação de equipamentos, materiais e produtos. 6. Inclusão digital, letramento digital, ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações e outros. 6.1 Elementos da competência para contextualização Sistema de informação no controle de entrada e saída de cargas: editor de textos e planilha eletrônica. 7. Abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU e de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora. 7.1 Elementos da competência para contextualização Boas práticas na manipulação de alimentos: Contaminação alimentar (físico, químico e biológico), Higiene, sanitização, controles de qualidade. Definição de logística e da cadeia de suprimentos. Sistemas e tipos de etiquetas: código de barras (European Article Numbering – EAN; Uniform Product Code – UPC; Quick Response Code – QRCODE), Radio Frequency Identification – RFID, entre outras. Tipos de cargas e Classificação Internacional Maritime Dangerous Goods – IMDG. Tipos e funções de embalagens. 8. Cooperativismo e empreendedorismo. 8.1 Elementos da competência para contextualização Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização. Cargos/ocupações/organograma dos envolvidos nas operações de movimentação de carga. Em relação aos elementos desta UC, para estimular e demonstrar a importância da logística sugere-se convidar um profissional com diferentes vivências na área, para falar sobre a atuação e tendências de mercado. Além disso, indica-se o uso de estratégias necessárias para demonstrar, desde o início, a importância do trabalho em equipe que levem o aluno a tomar decisões para a resolução de problemas. Indica-se utilizar pelo menos 10% da carga horária (teórica) voltada para os lançamentos e manipulação de dados e documentos em sistemas. Orientações metodológicas específicas para a Unidade curricular 5: Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos Nesta Unidade Curricular, os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE nº 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude. 1.1 Elementos da competência para contextualização Segurança do trabalho: normas regulamentadoras e EPIs e EPCs (NR6 e NR17). 2. Abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU e de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora. 2.1 Elementos da competência para contextualização Limpeza e higienização do ambiente de estoque: procedimentos organizacionais (5S, entre outros). Procedimentos e normas de descarte de materiais e produtos. Noções de transporte, movimentação, armazenagem de equipamentos, materiais e produtos. Procedimentos e normas de descarte de materiais e produtos. Tipos e funções de embalagens para estocagem. Técnicas de armazenagem: definição e características. 3. Cooperativismo e empreendedorismo autogestionário, com enfoque na juventude. 3.1 Elementos da competência para contextualização Colaboração e flexibilidade no relacionamento com equipes de trabalho e clientes. O leiaute na armazenagem: itens de estoque, corredores, portas de acesso, prateleiras, estruturas, características de áreas de risco, tipos de leiaute. 4. Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho. 4.1 Elementos da competência para contextualização Sistemas de informação no controle de entrada e saída do estoque. 5. Educação financeira. 5.1 Elementos da competência para contextualização Cálculo de estoque: mínimo, máximo, ponto de pedido, análise de cálculo do estoque de segurança. Indicadores de desempenho e fatores que afetam o estoque. Em relação aos elementos desta UC, sugere-se a utilização de atividades que envolvam cálculos referentes ao planejamento e organização de estoque. Orientações metodológicas específicas para a Unidade curricular 7: Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços Nesta Unidade Curricular, os conteúdos indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE nº 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos. 1.1 Elementos da competência para contextualização Elementos de comunicação: Contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback. Comunicar-se de forma clara e assertiva. Técnicas e tipos de atendimento no PDV. 2. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude. 2.1 Elementos da competência para contextualização Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor: definição de consumidor, fornecedor, produtos e serviços. Técnicas e tipos de atendimento no PDV. Leis 10.048/2000, 11.126/2005, 13.146/2015: atendimento preferencial (idosos; crianças; pessoas com deficiência; gestantes, obesos). 3. Cooperativismo e empreendedorismo. 3.1 Elementos da competência para contextualização Técnicas e tipos de atendimento no PDV: personalizados, diferenciados. Ocorrências e procedimentos para encaminhamento ao SAC. Em relação aos elementos desta UC, o docente poderá propor discussões relacionadas ao atendimento, abordando a diversidade tanto no que se refere ao público (pessoas com deficiência, clientes no contexto da diversidade cultural, religiosa, de gênero, faixa etária, dentre outros). Para isso, sugere-se a realização de simulações de atendimento, levando em consideração a postura e etiqueta social e profissional, a desenvoltura verbal, o consumo consciente, além de propor a resolução de conflitos e atendimentos específicos de acordo com suas características. Orientações metodológicas específicas para a Unidade curricular 8: Abastecer o ponto de vendas com mercadorias e produtos Nesta Unidade Curricular, os conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII das diretrizes relacionadas no art. 18 da Portaria MTE nº 3.872/2023, deverão ser contextualizados quando o docente abordar os elementos da competência, conforme a seguir: Conteúdos/temas indicados nos incisos X, XI e XII do artigo 18 da Portaria MTP 3.872/2023: 1. Inclusão digital, letramento digital e ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações. 1.1 Elementos da competência para contextualização Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem, cabeçalho e rodapé, leiaute de página. Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados. 2. Noções e competências para economia verde e azul. 2.1 Elementos da competência para contextualização Produtos perecíveis: conceito, organização e manuseio. DIVISA/SVS Nº 16 DE 23/05/2017, Art. 32 e 33: Boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação. 3. Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos. 3.1 Elementos da competência para contextualização Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem, cabeçalho e rodapé, leiaute de página. Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados. 4. Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho, de direitos humanos, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 - Estatuto da Juventude. 4.1 Elementos da competência para contextualização Normas regulamentadoras ABNT NBR (NRs 05, 06, 17, 23 e 26): CIPA, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, ergonomia, proteção contra incêndios e sinalização de segurança. 5. Abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU e de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente na forma transversal e integradora. 5.1 Elementos da competência para contextualização Os setores varejista e atacadista: conceito, características, estratégias, estrutura e funções. Ferramentas da qualidade aplicadas nas empresas do comércio: Fluxograma, PDCA, 5W2H, check list de produtos e mercadorias, etc. DIVISA/SVS Nº 16 DE 23/05/2017, Art 32 e 33: Boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação. Prevenção de perdas: Conceito de perdas e quebras, registro de ocorrências, tipos de perdas e quebras e formas de minimizar ocorrências. Produtos perecíveis: conceito, organização e manuseio. 6. Cooperativismo e empreendedorismo. 6.1 Elementos da competência para contextualização Organização do PDV: categorização das mercadorias, produtos e insumos, limpeza e higienização. Visual Merchandising no PDV: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais, material de ponto de venda, a experiência do cliente. Em relação aos elementos desta UC, quando o docente abordar os conhecimentos referentes à compras, marketing e merchandising sugere-se promover visitas técnicas, pesquisas e outras estratégias que possibilitem ao aluno relacionar a teoria com a prática.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: Avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo. Ser diagnóstica e formativa. Permear e orientar todo o processo educativo. Verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem). Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback, em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adotar novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. 8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. 8.1.1. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido – A Parcialmente atendido – PA Não atendido – NA Ao término da Unidade Curricular Atendido – A Não atendido – NA 8.1.2. Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida – D Não desenvolvida – ND 8.1.3. Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado – AP Reprovado – RP 8.2. Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.