Técnicas de chocolataria
Não há.
O objetivo das técnicas de chocolataria é capacitar os participantes com habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar com chocolate de forma profissional e criativa. Aqui estão alguns objetivos específicos: 1. Dominar técnicas de temperagem: A temperagem é essencial para garantir que o chocolate tenha uma textura suave e brilhante. Os participantes aprenderão a temperar o chocolate corretamente, seja por métodos tradicionais ou modernos. 2. Aprender técnicas de moldagem: Moldar o chocolate de maneira precisa e criativa é uma habilidade fundamental. Os participantes aprenderão a usar moldes e técnicas de preenchimento para criar uma variedade de formas e figuras de chocolate. 3. Desenvolver habilidades de decoração: A decoração é uma parte importante da apresentação de produtos de chocolate. Os participantes aprenderão técnicas de decoração, como pintura com corante comestível, aplicação de transferências de chocolate e uso de aerógrafo. 4. Explorar diferentes tipos de chocolate: Os participantes aprenderão sobre os diferentes tipos de chocolate, incluindo chocolate ao leite, chocolate amargo e chocolate branco. Eles entenderão as características de cada tipo e como usá-los em diferentes preparações. 5. Criar produtos de chocolate artesanais: Os participantes aprenderão a fazer uma variedade de produtos de chocolate artesanais, como trufas, bombons, barras de chocolate recheadas e esculturas de chocolate. 6. Entender os princípios de conservação e armazenamento: O chocolate requer cuidados específicos de conservação e armazenamento para manter sua qualidade e frescor. Os participantes aprenderão os princípios básicos para armazenar chocolate adequadamente. 7. Explorar técnicas avançadas: Para aqueles que desejam avançar em suas habilidades, o curso pode incluir técnicas mais avançadas, como a fabricação de pralinés, confeccionamento de peças de chocolate em grande escala e técnicas de escultura em chocolate. Experiências profissionais anteriores.
Pré-requisitos
Conhecimento na área de Confeitaria ou experiência profissional.
Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Idade mínima de 16 anos
CPF
RG.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação. O Senac possui marcas formativas que reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania, conforme o objetivo de cada curso. São estas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Nesse sentido, sugere-se adotar estratégias diversificadas, que possibilitem a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos elementos necessários às atividades relacionadas com seu campo de trabalho, por meio de práticas monitoradas em ambientes pedagógicos (internos e externos). Indica-se a necessidade da ênfase no trabalho com ingredientes regionais, novas tendências, bem como distinção entre chocolates nobres e coberturas fracionadas e hidrogenadas, particularmente fundamental para quem trabalha no preparo de técnicas de chocolataria, fortalecendo o processo de produção desta gastronomia.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. 7.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: 7.1.1. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo Atendido - A Parcialmente atendido - PA Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular Atendido - A Não atendido - NA 7.1.2. Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: Desenvolvida - D Não desenvolvida – ND 7.1.3. Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. Aprovado - AP Reprovado - RP 7.2. Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.